Secretaria de Saúde realiza ação de prevenção as Hepatites Virais neste sábado

PUBLICIDADE

Dando seguimento às ações que integram a campanha Julho Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (20), no Hospital Dia Irmã Beatriz Fragoso, uma ação de prevenção e conscientização para Hepatites Virais. A programação terá início às 8h, segue até as 12h e é aberta ao público.

Durante toda a manhã serão disponibilizados serviços que possam colaborar no diagnóstico e prevenção das Hepatites, como a realização de testes rápidos e vacinação. Além disso, também será disponibilizado atendimento com infectologista e clínico geral, como também consultas com gastroenterologista e hepatologista. Complementando a ação, a Central de Regulação estará presente para realizar as marcações necessárias e, a população poderá realizar exames de sangue, e de ultrassom, emitir ou atualizar o cartão SUS e participar de práticas integrativas.

Para participar, basta ir ao Hospital Dia portando documento de identidade com foto, comprovante de residência e cartão SUS. O Hospital Dia está localizado dentro do complexo predial da Policlínica Municipal de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, n°413.

Outras ações – Ao longo do mês, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica estão realizando, todas as quartas-feiras deste mês de julho, atividades de conscientização sobre essas infecções. Nas ‘quartas amarelas’ são ofertados testes rápidos e vacina contra Hepatite, além de serem realizadas rodas de conversa, palestras sobre formas de prevenção, sintomas de alerta, tratamentos e outros.

Julho Amarelo – A campanha foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Hepatites Virais – São infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves, que podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Na maioria das vezes a pessoa infectada não apresenta sintomas, entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as Hepatites Virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da Hepatite D (mais comum na região Norte do País) e o vírus da Hepatite E, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia. De acordo com o Ministério da Saúde, o impacto dessas infecções acarreta em aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Hugo Motta diz que Câmara não tem preconceito partidário e que projetos são avaliados pelo mérito e não pela autoria

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), reforçou nesta semana a postura de…

30 de dezembro de 2025

Oposição articula ofensiva e Cabo Gilberto reafirma que oposição seguirá protocolando pedidos de impeachment contra Moraes

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL) revelou detalhes da reunião…

30 de dezembro de 2025

Igreja em Mangabeira é alvo de nova tentativa de furto da fiação elétrica

A Paróquia Jesus Cristo Rei, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi alvo…

30 de dezembro de 2025

VLTs operam em horário diferenciado no fim de ano em João Pessoa

Os VLTs de João Pessoa terão funcionamento em horário especial durante o período de Ano…

30 de dezembro de 2025

Jovem é agredido com garrafa de vidro em bar no Bessa, em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), um jovem de 19 anos foi ferido no rosto após…

30 de dezembro de 2025

Tenente-coronel da PM denuncia importunação sexual pelas redes sociais

A comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Viviane Vieira, tornou público nesta…

30 de dezembro de 2025