A Paraíba o tempo todo  |

Secretaria de Saúde da PB autoriza quarta dose da vacina contra a covid-19

A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB) autorizou todos os 223 municípios do estado a começarem a aplicação de segundas doses de reforço de vacinas contra a Covid-19, o equivalente a uma quarta dose do imunizante para idosos a partir dos 80 anos.
A medida, publicada por meio nota técnica, segue uma recomendação da mudança na campanha de imunização foi feita pelo Ministério da Saúde, esta semana. Alguns municiípios paraibanos já iniciaram a aplicação da quarta dose.

O documento esclarece que a indicação é baseada no aumento de casos de covid-19 na faixa etária acima de 80 anos de idade, mesmo naqueles com esquema vacinal completo. A nota explica, ainda, que há tendência de perda de proteção e redução da efetividade das vacinas entre o 3º e 4º mês após a aplicação e de maneira mais preocupante após o 5º mês

De acordo com a SES, as segundas doses de reforço (4º vacinação) devem ser aplicadas após quatro meses da terceira dose (3ª vacinação). O cronograma para este público deve ser feito por cada município.

Para todos os casos, a recomendação é que sejam utilizadas preferencialmente doses da Pfizer. Caso ela não esteja disponível, devem ser usadas AstraZeneca ou Janssen.

A expectativa é aplicar 92.351 segundas doses de reforço contra covid-19, já que esta é a população estimada com idade a partir de 80 anos.
Para ampliar as ações de imunização no estado, a SES planeja uma mobilização no próximo dia 2 de abril, com mais um “Dia D” de vacinação contra Covid-19, quando serão oferecidas vacinas para todos os públicos contemplados.
Desde o inicio da campanha de vacinação em janeiro do ano passado, mais de 8 milhões de doses já foram aplicadas na Paraíba.

Até o momento, 3.432.932 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 3.150.548 completaram os esquemas vacinais. Do total de vacinados com o esquema primário completo, 3.066.505 tomaram as duas doses e 84.043 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 37.057 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 1.542.326 doses de reforço na população com idade a partir de 18 anos.

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe