Categorias: Saúde

Secretaria de Saúde da Paraíba confirma 23 casos de meningite

Após começar a ser investigado um quarto caso suspeito de meningite no município de Pombal, Sertão da Paraíba, a população começou a entrar em pânico com a possibilidade de estar diante de um surto da doença. Para acalmar não só os moradores do município como de toda a Paraíba, a Secretaria Estadual de Saúde veio a público nesta quarta-feira (16) para esclarecer que está monitorando o comportamento da doença na Paraíba e que não há risco de surto da enfermidade. Esteano, foram confirmados 23 casos de meningite em todo o estado e dois óbitos por decorrência da doença, número que, segundo a SES, está dentro da média.

 

Sobre a situação específica de Pombal, a SES afirma que dos quatro casos investigados, apenas um foi confirmado como meningite meningocócica. A vítima foi uma criança, moradora de outra localidade. Não existem, portanto, evidências epidemiológicas que caracterizem a existência de um surto por meningite no município. No ano passado, foram confirmados 144 casos da doença em todo o estado, com a ocorrência de 13 óbitos.

 

Ainda de acordo com a SES, o órgão faz monitoramento constante de ocorrências das doenças de notificação compulsória, como a meningite. Quando alguma delas sai do que é considerado padrão de normalidade, os municípios são orientados e seus profissionais de saúde capacitados para lidar com tal situação. Também são enviadas notas técnicas e as cidades são orientadas para manter vigilância.

 

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que revestem o cérebro. Ela pode se apresentar de duas formas: viral ou bacteriana. A bacteriana, também conhecida como meningite meningocócica, é a forma mais agressiva da doença. Ela pode ser transmitida através de secreções respiratórias de pessoas infectadas ou pode ocorrer como evolução de uma otite ou amigdalite mal curada. Os principais sintomas da doenã são febre, dor de cabeça, vômitos e rigidez na nuca.

 

Na Paraíba, o tratamento da meningite pode ser realizado em qualquer hospital que tenha Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os hospitais referência no tratamento da doença são o Hospital Universitário Lauro Wanderley e Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, além do Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande. O tratamento da doença é feito por meio de antibióticos.

 

Todos que tiverem contato prolongado ou íntimo com um paciente com meningite devem iniciar tratamento preventivo com antibióticos nas primeiras 24 horas após a identificação do primeiro caso. Também é necessário ficar em observação por 10 dias, não sendo necessário o internamento, e devem procurar atendimento médico caso apresente qualquer sintoma.
 

 

Redação

 

Últimas notícias

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026

Paraíba integra maior iniciativa nacional de monitoramento e conservação de recifes de corais

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou na última sexta-feira (13) o…

15 de fevereiro de 2026