Secretaria de Saúde da capital inscreve para capacitação sobre esporotricose humana

Visando oferecer uma melhor qualificação profissional, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) está com inscrições abertas para o curso de capacitação sobre ‘Vigilância e Manejo Clínico da Esporotricose Humana’. As inscrições são feitas online, por meio do formulário.

Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a capacitação acontece no próximo dia 12, das 13h às 17h, no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). O objetivo do curso, que tem como público-alvo profissionais que atuam nas unidades de saúde, hospitais e Núcleos de Vigilância Distrital e Hospitalar, é prestar orientações aos profissionais no que diz respeito aos fluxos e condutas acerca de casos suspeitos ou confirmados de esporotricose humana.

Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da SMS, ressaltou que o diagnóstico correto dessa enfermidade é essencial para o tratamento e o controle da doença, minimizando os riscos de transmissão da infecção a outros indivíduos. “É imprescindível que o treinamento de profissionais da saúde, em tema de esporotricose de transmissão zoonótica, siga avançando aqui na Capital. Isso se dá pela importância de estarem instruídos quanto ao atendimento clínico, tratamento e vigilância, de maneira a evitar surtos da doença. A falta de informação sobre tratamento e cuidados após a morte de animais e o grande volume populacional são grandes colaboradores para que a doença se espalhe em níveis alarmantes”, frisou.

Curso

A capacitação será dividida em dois momentos. O primeiro é voltado para o diagnóstico e manejo clínico, ministrado pelo médico infectologista Francisco Bernardino. O segundo é relacionado ao cenário epidemiológico e fluxo, tema que será abordado por Kézia Raquel, profissional que compõe a equipe da Vigilância Epidemiológica da Capital.

O que é

A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo por meio de uma ferida na pele. Os sintomas da esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele. O desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.

Da Redação

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026