Secretaria de Saúde da capital inscreve para capacitação sobre esporotricose humana

PUBLICIDADE

Visando oferecer uma melhor qualificação profissional, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) está com inscrições abertas para o curso de capacitação sobre ‘Vigilância e Manejo Clínico da Esporotricose Humana’. As inscrições são feitas online, por meio do formulário.

Segundo a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a capacitação acontece no próximo dia 12, das 13h às 17h, no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). O objetivo do curso, que tem como público-alvo profissionais que atuam nas unidades de saúde, hospitais e Núcleos de Vigilância Distrital e Hospitalar, é prestar orientações aos profissionais no que diz respeito aos fluxos e condutas acerca de casos suspeitos ou confirmados de esporotricose humana.

Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde da SMS, ressaltou que o diagnóstico correto dessa enfermidade é essencial para o tratamento e o controle da doença, minimizando os riscos de transmissão da infecção a outros indivíduos. “É imprescindível que o treinamento de profissionais da saúde, em tema de esporotricose de transmissão zoonótica, siga avançando aqui na Capital. Isso se dá pela importância de estarem instruídos quanto ao atendimento clínico, tratamento e vigilância, de maneira a evitar surtos da doença. A falta de informação sobre tratamento e cuidados após a morte de animais e o grande volume populacional são grandes colaboradores para que a doença se espalhe em níveis alarmantes”, frisou.

Curso

A capacitação será dividida em dois momentos. O primeiro é voltado para o diagnóstico e manejo clínico, ministrado pelo médico infectologista Francisco Bernardino. O segundo é relacionado ao cenário epidemiológico e fluxo, tema que será abordado por Kézia Raquel, profissional que compõe a equipe da Vigilância Epidemiológica da Capital.

O que é

A esporotricose humana é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo por meio de uma ferida na pele. Os sintomas da esporotricose aparecem após a contaminação do fungo na pele. O desenvolvimento da lesão inicial é bem similar a uma picada de inseto, podendo evoluir para cura espontânea. Em casos mais graves, por exemplo, quando o fungo afeta os pulmões, podem surgir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na terça

A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…

18 de dezembro de 2025

Paraiba aparece em 1º lugar no Brasil como estado com menor custo de energia elétrica

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…

18 de dezembro de 2025

Governador afirma que aproximação de Nabor com lideranças da oposição está sendo tratada internamente

O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…

18 de dezembro de 2025

Branco Mendes minimiza ataques de Tião Gomes contra Pollyanna Dutra

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…

18 de dezembro de 2025

RC afirma que não será convencido por Lula a apoiar candidatura de João Azevedo ao Senado

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…

18 de dezembro de 2025

Prefeitura no Agreste lança edital de concurso com mais de 130 vagas e salários de até R$ 4 mil

A Prefeitura de Serraria, no Agreste paraibano, publicou edital para realização de concurso público com…

18 de dezembro de 2025