Secretaria de Saúde alerta para aumento de síndrome respiratórias em crianças

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), alertou para o aumento das síndromes respiratórias em crianças. Ao todo, a Paraíba registrou nove internações de crianças nas últimas 24h com sintomas respiratórios, em leitos de referências no estado.

Segundo o boletim  do Complexo Estadual de Regulação (CER)., até o momento, foram registrados 36 óbitos por síndrome respiratória, sendo 21 por influenza (um deles com coinfecção com VRS), 12 de Vírus Sincicial Respiratório (VRS), dois por Rinovírus e um por parainfluenza.

Das vítimas, a maioria, cerca de 18, estavam na faixa etária entre de até 9 anos; sete tinham entre 33 e 58 anos; e 11 eram idosos a partir de 60 anos. Monteiro, com oito vítimas, e João Pessoa com seis, são as cidades paraibanas com mais casos de mortes por síndrome respiratória no estado.


Até o final de maio, foram confirmados 564 casos de síndromes respiratórias. Destes, 226 (46,41%) foram em menores de 1 ano, 127 em crianças de 1 a 4 anos de idade (26,08%) e 40 acometeram crianças de 5 a 9 anos (8,21%).

Segundo a SES existem atualmente cerca de 270 leitos de enfermaria e 51 de UTI distribuídos em todo estado para atender o público infantil. A ocupação é de 72,55% nas UTIs pediátricas e 75,93% nas enfermarias.

O público infantil, categoria que enquadra crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, alcançou 70,54% dos indivíduos vacinados contra a gripe até o momento. A Paraíba tem 312.277 crianças aptas a receber a vacina e 218.651 doses foram aplicadas neste grupo.

Em relação a cobertura total de vacinação na população paraibana, números da SES revelam que cerca de 74,13% do público-alvo recebeu o imunizante, que continuará sendo ofertado até o dia 30 de junho.
Esta semana, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontou a Paraíba entre estados com aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Redação

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026