A Paraíba o tempo todo  |

Secretário apresenta detalhes sobre distribuição de vacinas na PB

O secretário de Estado da Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, concedeu entrevista neste momento, onde explica todos os detalhes do plano estadual de vacinação contra à Covid-19 na Paraíba.

O Estado já tem a primeira pessoa imunizada. O inicio oficial da campanha de vacionação aconteceu durante cerimonia de lançamento oficial do plano estadual de vacinação, na manhã desta terça-feira (19), na Secretaria de Estado da Saúde. No local, a escolhida para ser a primeira paraibana imunizada foi a profissional de enfermagem, que atua na linha de frente de combate à doença no Hospital Complexo Clementino Fraga, enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira de 60 anos.

Marineide é profissional do grupo de risco. Ela é hipertensa e assinou um termo de responsabilidade para continuar os trabalhos durante a pandemia.

Marineide Gouveia recebeu a dose durante uma solenidade realizada na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em João Pessoa. Logo em seguida, o índio potiguara Genildo Avelar, de 44 anos, também foi vacinado. Ele é da Aldeia Carneira, no município de Marcação, e faz parte do grupo de risco, sendo hipertenso e diabético.

As duas pessoas foram vacinas pela enfermeira Keila Campos, que trabalha no Núcleo de Imunização da Paraíba há 23 anos.

Emocionada, ela afirmou que representa todos os profissionais da Paraíba que lutam contra a doença diariamente e que também perderam a vida durante o combate a doença.

O governador João Azevedo comemorou o inicio da imunização.
“Esse momento se reveste de uma importância muito grande porque pela primeira vez nós temos verdadeiramente um instrumento para começar a enfrentar à covid-19. Nós sabemos que esse é o primeiro passo, mas o mais importante é entender que este momento é de esperança, esse momento representa a certeza de que a gente agora está no caminho para a gente ter de volta a nova realidade, com uma convivência próxima a que tínhamos antes, nós sabemos que para a economia esse passo também é fundamental e esse momento para a Paraíba se reveste dessa importância” destacou.

João Azevedo enfatizou ainda que “temos uma vacina hoje que é segura, atestada pela própria Anvisa, uma vacina que garante que 100% das pessoas de casos mais graves não cheguem a uma UTI nem sejam intubadas, 78% apresentarão sintomas leves e para 50% esses sintomas sequer aparecerão. Não podemos admitir que fake news promovam a não vacinação. Temos hoje um instrumento real de combate, não existe remédio, existe vacina. É a esperança que venceu o medo é a Ciência que venceu principalmente o negacionismo e demonstrou sua capacidade de dar resposta tão rápida à humanidade. Não tenho muito o que falar a não ser celebrar” enfatizou.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe