Municípios em toda a Paraíba estiveram mobilizados neste sábado (20) para a segunda edição do Dia D de vacinação contra a Covid-19. Até o fim da tarde, 202 municípios informaram a aplicação de 96.414 doses. 3.832 pessoas acima de 18 anos tomaram a 1ª dose, 41.740 tomaram a segunda dose e mais 26.215 tomaram doses de reforço ou adicionais. Para os adolescentes de 12 a 17 anos, 17.491 tomaram a primeira dose e 7.136 concluíram os esquemas vacinais.
O Dia D teve a adesão de quase todos os municípios paraibanos e contou com dois momentos de abertura oficial, um na capital, na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, e outro em Campina Grande, no Parque do Povo. O secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros, avaliou como positivo o comparecimento da população neste sábado e destaca que é preciso manter o ritmo de vacinação nos municípios. “É um alento ver os paraibanos vacinados durante esta ação. Tenho certeza de que a população vai continuar se vacinando e que vamos atingir a meta de 90% da população protegida com as duas doses”, afirmou.
De acordo com o secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, é fundamental a adesão da população ao esquema completo da vacinação para que a pandemia da covid-19 seja colocada sob controle. “É uma combinação muito simples, máscara no rosto e vacina no braço, mas com o esquema vacinal completo. Não adianta tomar apenas uma dose e ir embora para casa achando que está tudo bem. Voltar para a segunda dose é fundamental, pois eleva a barreira contra o vírus e agora temos mais uma oportunidade que é a dose de reforço que deve ser tomada 5 meses após a segunda dose”, enfatizou.
A população que compareceu ao Dia D não precisou de agendamento para ter acesso aos postos de vacinação e pontos volantes, o que de acordo com Josiane Silva Sales, moradora de Mangabeira, foi um facilitador. “Para mim foi melhor porque eu moro perto e já estava no tempo de tomar a segunda dose e é importante porque a gente fica mais aliviado de saber que está protegido”, explicou. Junto com Joseane estava o pai, Juvenal Silva, de 77 anos, que a acompanhou para tomar a dose de reforço. “Eu tomei a primeira, a segunda e agora veio a terceira, se tem mais uma tem que tomar, eu vim para manter esse compromisso”, reforçou.
Para garantir a vacinação deste sábado, a SES distribuiu, na última sexta-feira (19), 169.856 doses de vacinas contra a Covid-19 para todos os municípios paraibanos, dos quais 71.496 doses foram direcionadas para a primeira dose (D1) na população com idade entre 12 e 17 anos. Em Campina Grande, Raquel, de 12 anos de idade, pontua que sempre tomou os cuidados de higiene com as mãos e uso de máscara e fez questão de comparecer para tomar a primeira dose do imunizante. “Eu estava ansiosa porque é muito importante tomar a vacina, para não correr o risco de pegar essa doença”, afirmou, garantindo que vai continuar se cuidando após vacinada.
A Paraíba tem um total de 6.362.309 doses distribuídas para os municípios e 5.522.066 vacinas aplicadas. Mais de 74% da população já tomou pelo menos uma dose de vacina contra o coronavírus. Após o dia D contra a Covid-19, a população poderá seguir o calendário de vacinação de acordo com o município em que reside. A vacina deve ser tomada por toda a população maior de 12 anos.
Da Redação com Assessoria
Dos 36 deputados que ocupam as cadeiras da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), 18 aproveitaram…
Terminado o prazo de filiação para as eleições deste ano neste sábado (4), o Partido…
O Instituto de Meteorologia emitiu alerta Amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para João…
Laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa confirmou que os quatro corpos…
Agendada para a manhã desta segunda-feira (6), a posse de Léo Bezerra (PSB) como prefeito…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (6), oferta 361…