O deputado federal Ruy Carneiro cobrou do Governo do Estado, o plano de contenção para o avanço do Corona Vírus na Paraíba. O parlamentar defende que a situação de pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde, e os alertas dados pelo ministro da saúde, Ricardo Mandetta, com quem conversou recentemente, sejam encarados com a devida importância pelo governador da Paraíba e pelos prefeitos paraibanos.

“A OMS já decretou a pandemia. O ministro da saúde, Ricardo Mandetta, já cobrou de todos a devida atenção. E quero fazer esse chamamento para que o Governo da Paraíba tome as medidas necessárias para contermos esta doença”, asseverou Ruy Carneiro.

O deputado paraibano pontuou que a COVID-19, doença provocada pelo vírus, não se dissemina com muita intensidade no clima brasileiro, mas que isto não diminui as responsabilidades dos gestores públicos. ”Não se perde nada em ser cauteloso, devemos dar a devida importância ao tema. Mesmo que não atinja muita gente, é preciso reforçar que saúde não são números, são pessoas. E não podemos deixar que suas vidas sejam transformadas em estatísticas”, reforçou Ruy.

E questionou: “Como estão nossas escolas, nossos abrigos de idosos, hospitais, etc? Estamos prontos? Sabemos o que fazer quando o vizinho for diagnosticado? Apenas dizem que não é preciso pânico. Mas é preciso um plano de contingência. Temos? E é nisto que os secretários de saúde e gestores, juntos, devem focar”.

Medidas no Brasil e no mundo

A expressão popular “prevenir é melhor que remediar” é também um preceito recomendado pelo órgãos de controle sanitário. E o deputado Ruy Carneiro listou algumas das medidas que tem sido tomadas, no Brasil e no mundo, para contenção do avanço do coronavírus.
Na Europa, voos já foram suspensos, aulas canceladas, ônibus e metrôs com restrições de circulação, recomendações para empresas fazerem teletrabalho, entre outras medidas.

“Esta não é uma agenda de amanhã. É para ontem. Conversei com o governador do Distrito Federal, Ibanês Rocha, e ele confirmou que diversos eventos foram cancelados, inclusive a manifestação do próximo dia 15. Não podemos achar que a Paraíba é uma ilha, devemos ter um plano de ações urgentes como medida para minimizar o avanço do coronavírus”, arrematou Ruy Carneiro.

PB Agora

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Sobe para 30 o número de casos de Coronavírus na Paraíba

Subiu para 30 o número de casos confirmados de coronavírus na Paraíba. De acordo com as informações, o caso mais recente é de uma mulher de 54 anos que está…

Covid-19: PMCG mantém decisão de deixar comércio fechado

O comércio de Campina Grande vai continuar fechado como medida de prevenção ao novo coronavirus. A decisão foi tomada entre o prefeito e empresários que queriam reabertura do comércio. A…