A Paraíba o tempo todo  |

‘Reversão sexual’, preocupa Conselho de Psicologia na PB

 Para o vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP/PB), Lucílvio Eleutério da Silva, a recente decisão da Justiça Federal de Brasília conceder uma liminar permitindo que psicólogos realizem procedimentos de “reversão sexual”, contrariando Conselho Federal de Psicologia (CFP), Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversas entidades de defesa dos direitos humanos, preocupa a entidade em diversos aspectos.

“Primeiro, o juiz, com essa decisão, interfere no poder do Conselho, que é a autarquia federal que tem competência para decidir esse tipo de questão. Segundo, ele contraria uma norma já estabelecida pelo Conselho, que orienta aos psicólogos, antes de qualquer coisa, respeitar a condição humana. Para a psicologia a ‘reorientação’ sexual, seja ela heterossexual ou homossexual, não existe. É uma bandeira conservadora e sem base científica”, disse Lucílvio Eleutério da Silva.

Quem já passou por procedimentos do tipo diz que é doloroso e, ao invés de ajudar, deixam o indivíduo ainda mais frágil. Foi o que aconteceu com o músico Peo Tavares, hoje com 25 anos. Aos 18, estava cheio de inseguranças e medos, quando resolveu começar a fazer terapia. “Fiquei confuso comigo mesmo e comecei a ir numa psicóloga. Quando a gente está se assumindo, é normal ficar confuso. Neste momento, é importante o psicólogo para ajudar a colocarmos nossos pensamentos no lugar. O problema é quando neste espaço, que deveria ser um ‘porto seguro’ para você se entender, você encontra um profissional que te indica um caminho doloroso”, disse.


PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe