Na abertura da XXI Semana Mundial de Aleitamento Materno, a Maternidade Peregrino Filho, da cidade de Patos, inaugurou a sala de porcionamento (lactário) e a UTI neonatal. Com a oferta desses dois serviços, o Governo do Estado consolida suas metas de descentralização, regionalização e fortalecimento da alta complexidade dessa maternidade, considerada a mais moderna do interior nordestino, referência para cerca de 90 municípios.
O Banco de Leite Drª Vilani Kherle, que possui um cadastro de 30 mães doadoras de Patos e Santa Luzia, também iniciou nesta quarta-feira (1º) a campanha de doação de leite, uma ação desenvolvida pela Secretaria da Saúde e Instituto Social Fibra, que administra a Maternidade Peregrino Filho em parceria com o Governo do Estado.
A ilustração do material de campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno, elaborado pela direção da maternidade, traz uma mãe doadora da cidade. A intenção, segundo a superintendente do Instituto Fibra, Jucineide Oliveira Silva, é incentivar e retribuir o gesto solidário das mulheres que oferecem seu excedente lácteo, regionalizando ainda mais a campanha e enfocando mais a mãe sertaneja.
A sala de porcionamento vinha sendo preparada, desde o ano passado, para ampliar a atenção à mulher. O leite doado terá enorme valia para o desenvolvimento de crianças prematuras. Na abertura da sala, houve a retirada de leite de uma mãe da cidade de Patos, que recebeu todas as orientações da equipe do Banco de Leite sobre como fazer a manipulação, coleta e armazenamento.
Segundo o diretor da maternidade, Rogério Nunes, a instalação de UTIs é muito importante para toda a rede de pediatria e obstetrícia da região, já que os casos de alto risco eram encaminhados para João Pessoa. Os bebês prematuros de alto risco hoje dispõem de toda a infraestrutura e equipes capacitadas para atendê-los na Peregrino Filho, disse o diretor. Ele informou também que, em breve, serão realizados exames de colposcopia, ampliando a prevenção ao câncer de colo de útero.
O gerente regional de saúde, José Leudo Farias, enfatizou as ações que o Governo do Estado vem implementando no Sertão, citando a Maternidade Peregrino Filho, que amplia seus serviços com a UTI neonatal e a sala de porcionamento. “Nós temos em Patos o maior serviço disponível para a mulher sertaneja, que é a maternidade. Muitas outras ações vão acontecer para ampliar ainda mais a referência desse centro de saúde modelo para o interior nordestino”, comentou.
Aleitamento – A programação da Campanha de Aleitamento Materno, realizada pelo Governo do Estado e Instituto Social Fibra, inclui, nesta quinta-feira (2), na Praça Getúlio Vargas, Centro de Patos, um trabalho de mobilização e conscientização da população sobre a importância do aleitamento materno e da doação do leite. Com a abertura da UTI neonatal a demanda deverá crescer por esse nutriente, com atendimento de crianças prematuras cujas mães não conseguem amamentar.
Na sexta-feira (3), haverá duas palestras no auditório da 6ª Gerência de Saúde, a partir das 8h: “Aspectos afetivos e emocionais do aleitamento materno”, pela psicóloga Volffraniad de Sá, e “Compreendendo o passado – planejando o futuro”, tendo como palestrante o enfermeiro Rogério Nunes Silva. As palestras serão oferecidas também no período da tarde, tendo como público alvo todos os funcionários da maternidade.
Secom PB
Um supermercado localizado no bairro do Padre Zé, em João Pessoa, foi autuado nesta segunda-feira…
O deputado estadual Tovar Correia Lima confirmou nesta terça-feira (27), em entrevista à CBN João…
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) volta as atividades legislativas no próximo dia 5…
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) confirmou nesta terça-feira (27), que participará do evento…
A policial militar Rebeca Lopes, mais conhecida como Capitã Rebeca, anunciou oficialmente sua saída do…
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…