Categorias: Saúde

Quatro máquinas de bronzeamento artificial são apreendidas em João Pessoa

Após a interdição de cabines de bronzeamento artificial, ocorrida no último mês de setembro, fruto de uma ação denominada ‘Bronze Seguro’, a Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa realizou, na última quarta-feira (10) e nesta sexta-feira (12), a segunda etapa da operação, que resultou na apreensão de quatro equipamentos em estabelecimentos que ofereciam este tipo de procedimento na Capital.
 
O recolhimento dos equipamentos já faz parte da segunda etapa da ação, que foi realizada em estabelecimentos que faziam procedimentos de bronzeamento artificial, de finalidade estética, utilizando cabines artesanais e lâmpadas fluorescentes de alta potência com emissão de raios UV, o que é vedado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme RDC nº56/2009 e Resolução – RE 1.260/2025.
 
“Nesta segunda etapa, com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação vigente, foram conduzidas ações de recolhimento das cabines interditadas, destinadas ao devido descarte e/ou inutilização, em conformidade com critérios técnicos para a separação adequada dos resíduos”, destacou Victor Viana, gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa.
 
As apreensões contaram com o apoio operacional da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e do Departamento de Coleta Seletiva da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Durante as diligências, dois estabelecimentos não puderam ser inspecionados por se encontrarem fechados ou sem indícios de continuidade das atividades.
 
De acordo com a Vigilância Sanitária de João Pessoa, o combate à prática ilegal do bronzeamento artificial constitui medida essencial para a proteção da saúde pública e para a prevenção de danos significativos à integridade física dos indivíduos.
 
Fiscalização e denúncias – O trabalho de fiscalização e orientação da Vigilância Sanitária é contínuo e acontece rotineiramente em estabelecimentos de diversos segmentos. Além disso, o consumidor pode formular denúncias ao órgão sempre que constatar irregularidades.
 
A denúncia pode ser registrada através do número de telefone 3213-7545; por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ ou através da Ouvidoria Setorial da Saúde pelo número 160 ou WhatsApp (83) 98845-5002.
 
PB Agora

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026