Categorias: Saúde

Promotoria ingressa ação para garantir medicamentos a pacientes de Santa Rita

A Promotoria de Santa Rita ingressou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, para obrigar o Estado da Paraíba a fornecer a duas pacientes os medicamentos com os princípios ativos ranibizumabe, para tratamento oftalmológico, e bevacizumabe, para tratamento de câncer, que foram receitados pelos médicos do SUS, sob responsabilidade pessoal do Secretário Estadual de Saúde, com pena de multa diária de R$ 3 mil.
 
 

De acordo com o promotor Manoel Henrique Serejo, duas reclamações tramitaram na Promotoria de Defesa da Saúde de Santa Rita sobre a necessidade dos medicamentos. A primeira paciente possui câncer de mama triplo negativo com recidiva nos ossos e pulmões, necessitando, assim, fazer uso com urgência dos medicamentos constantes em laudo médico.

Já a segunda paciente possui retinopatia proliferativa em seu olho esquerdo, precisando fazer uso, com urgência, do medicamento com o princípio ativo ranibizumabe. Nos dois casos, a Promotoria oficiou ao município de Santa Rita e ao Estado da Paraíba que se eximiram da responsabilidade pelo fornecimento de tais medicamentos, alegando, em suma, que por se tratar de remédios não incluídos nas Portarias do Ministério da Saúde e por serem de alto custo, não iriam fornecê-los.
 
 
 

De acordo com informações da Promotoria, os remédios são novos na indústria de medicamentos, não havendo similares, o que não retira a responsabilidade dos entes políticos pela prestação. A ação foi ingressada com base em decisão segundo a qual o poder público, qualquer que seja a esfera institucional de sua atuação no plano da organização federativa brasileira, não pode mostrar-se indiferente ao problema da saúde da população.

“Percebe-se que o poder público se omite frente a uma situação em que deveria atuar. Sendo assim, tal omissão é inconstitucional, podendo o Poder Judiciário atuar na concretização do direito social à saúde e à vida)das duas pacientes, as quais necessitam imediatamente dos medicamentos em questão, tudo com base na prevalência do mínimo existencial face à reserva do possível”, diz o texto da ação.
 

 

MPPB

Últimas notícias

Governo divulga datas para pagamento de janeiro dos servidores estaduais

O pagamento dos servidores estaduais terá início amanhã (29), quando recebem reformados, aposentados e pensionistas.…

27 de janeiro de 2026

Nomes ligados ao Banco Master e BRB depõem no STF nesta terça-feira

O STF (Supremo Tribunal Federal) dá seguimento à tomada de depoimentos no âmbito da investigação que apura…

27 de janeiro de 2026

Homem de 65 anos é preso pela PRF em Cabedelo com motocicleta adulterada

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, nessa segunda-feira (26), um homem de 65 anos de…

27 de janeiro de 2026

Avante oficializa reorganização na Paraíba com Jhony Bezerra à frente do diretório estadual; posse ocorre na próxima quinta

O presidente da PB-Saúde, Jhony Bezerra, deve anunciar em breve a sua saída do PSB…

27 de janeiro de 2026

Publicada a lista com classificação dos candidatos do CFO 2026

Atenção candidatos do concurso do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba…

27 de janeiro de 2026

Festa da Luz 2026 começa nesta terça-feira  em Guarabira com várias atrações

A Festa da Luz 2026, uma das mais tradicionais na cidade de Guarabira, no Brejo da Paraíba,…

27 de janeiro de 2026