Por pbagora.com.br

Empenhado em apresentar propostas que minimizem os efeitos do novo coronavírus, o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) apresentou um novo Projeto de Lei que autoriza a utilização de recursos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para a compra de álcool em gel e máscaras de proteção hospitalar ou de tecido, a serem distribuídos à população em estado de vulnerabilidade durante o período de calamidade pública.

O Suas garante proteção social aos cidadãos, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos que apoiam indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de dificuldades.

O Projeto de Lei (PL) 3.229/2020 altera a lei que trata sobre a organização da Assistência Social para que os recursos do Suas possam ser usados na compra de álcool em gel e máscaras N95/PFF2 ou equivalentes, ou de pano duplo 100% algodão, que devem ser distribuídos para a população de baixa renda durante a pandemia do coronavírus.

Na justificativa, Veneziano enfatizou que o acesso a máscaras de proteção e álcool em gel é urgente e indispensável para conter a propagação do novo coronavírus. “Infelizmente, dada a realidade social do País, nem esse nível mínimo de proteção tem sido garantido a grande parte da sociedade”, declarou.

O uso de máscaras de proteção facial foi apontado como uma medida importante de proteção para evitar a infecção do novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a ampliação da pandemia, o uso de máscara passou a ser tratado como políticas públicas de prefeituras e governos estaduais, com regras, recomendando e mesmo tornando obrigatória a adoção deste recurso de prevenção contra a doença.

O álcool em gel também foi definido como forma de prevenção eficaz utilizado para higienização das mãos e objetos.

O Senador Veneziano pediu ao colegiados de líderes prioridade na apreciação da matéria, em razão do seu grande alcance social e da urgência em que estes insumos cheguem às mãos dos que mais precisam. Com isso, a matéria deverá entrar na pauta das sessões remotas do Senado Federal, possivelmente já na próxima semana.

Assessoria

Notícias relacionadas

Confira quem deve se vacinar nesta segunda-feira (17), na capital

Pessoas com mais de 18 anos que tenham alguma deficiência ou comorbidade prevista, que seja trabalhadora em educação do nível infantil ao fundamental em estabelecimento da Capital e residem no…

Brasil vê média móvel de mortes por Covid subir após 15 dias de queda

O Brasil registrou 971 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando neste domingo (16) 435.823 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos…