Processamento de testes para detecção da covid-19 no Lacen-PB tem aumento de 160%

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB) processou mais de 24 mil testes RT-PCR para detecção da covid-19 somente no último mês de janeiro. O número representa um aumento de 160% em relação a dezembro de 2021, quando foram processados 9.244 testes. Durante o ano de 2021, foram 266.056 testes processados nesta unidade de referência estadual, tendo o mês de junho o maior registro em quantidade de exames, com 41.500 amostras processadas.

O índice de positividade no mês de janeiro também aumentou e engloba 47,48% das amostras analisadas. O valor é quatro vezes maior que o observado em dezembro de 2021. O diretor geral da unidade, Bergson Vasconcelos, explica que “as amostras devem ser coletadas, preferencialmente, entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas em pacientes hospitalizados que reportem síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e também nos casos sinalizados pelos serviços de saúde que estejam sintomáticos e que apresentaram resultado não reagente no teste rápido (TR-Ag).” A coleta acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e centros de testagem dos municípios.

A covid-19 pode ser confirmada também com o teste rápido de antígeno (TR-Ag), mas o padrão ouro laboratorial continua sendo o RT-PCR. Nele, são coletadas amostras de secreções respiratórias nas quais o laboratório busca material genético do vírus, e a partir daí, é possível confirmar se o paciente está ou não infectado pelo SARS-CoV-2.

Bergson Vasconcelos destaca que o Lacen-PB não coleta os exames.  “As amostras são encaminhadas ao laboratório por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e serviços hospitalares dos 223 municípios paraibanos”, explicou. Ele informa que, após o processamento e análise do material, os resultados ficam disponíveis para os serviços que enviaram as amostras, que são os responsáveis pela entrega e/ou comunicação aos pacientes.

Desde o início da pandemia, o laboratório já realizou mais de 370.000 exames de RT-PCR e teve 1.518 genomas sequenciados a partir de amostras coletadas em todas as regiões do estado. A maior concentração de exames realizados, até o momento, é de pessoas entre 20 e 59 anos, porém em janeiro a predominância foi entre jovens de 20 a 39 anos.

O Lacen-PB está funcionando de domingo a domingo, nos três turnos, para recebimento e processamento das amostras. As ações do laboratório vão além do diagnóstico laboratorial, incluindo ainda a vigilância genômica das variantes em circulação em toda Paraíba, como também apoio e capacitação das equipes de saúde no combate à pandemia e participação em pesquisas científicas.

 

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

Homem apontado como líder de organização criminosa no Litoral Sul da PB é preso em hospital de João Pessoa

Apontado pela Polícia Civil como líder de uma organização criminosa com atuação no Litoral Sul…

31 de janeiro de 2026

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Avaliação é a mesma da Organização Mundial da Saúde. O Ministério da Saúde explicou nesta…

31 de janeiro de 2026

Defesa de João Lima pede habeas corpus; cantor foi preso por violência doméstica

Nesta sexta-feira (30), a defesa do cantor João Lima entrou com pedido de habeas corpus.…

31 de janeiro de 2026

Termina hoje prazo para aderir ao Simples Nacional

Empreendedores que desejam aderir ou regressar ao Simples Nacional têm até este sábado (31) para…

31 de janeiro de 2026

Sabadinho Bom: Quarteto de Trombones leva frevo e samba à Praça Rio Branco

O Sabadinho Bom deste final de semana será em ritmo de Carnaval com o Quarteto…

31 de janeiro de 2026

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira…

31 de janeiro de 2026