Categorias: Saúde

Primeiro Dia D de Multivacinação do ano tem mais de 34 mil doses aplicadas

A primeira família a chegar para a vacinação estava ansiosa para ficar imunizada na primeira campanha de Dia D de Multivacinação do ano. Luciana Cássia, mãe de Francisco Carlos, de 13 anos, que tomou a primeira dose da vacina contra a dengue, e de Abraão de Lima, de 1 ano e 9 meses, que tomou a segunda dose tríplice viral, foram os primeiros a tomarem as vacinas na Unidade de Saúde da Família Viver Bem, localizada no bairro 13 de Maio, em João Pessoa. 

Luciana enfatizou a importância da vacinação na vida dos filhos. “Vacinas previnem muitas doenças. Desde que tive a minha primeira filha, que trago todos eles para se vacinar, a caderneta de vacinação deles é toda certinha e está sempre atualizada, nunca deixei faltar. A saúde deles é prioridade”, relatou. 

E é com esse objetivo de priorizar e melhorar a qualidade de vida da população paraibana para proteger as famílias das doenças que a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs) e Núcleo Estadual de Imunizações, realizou, neste sábado (22), o primeiro Dia D de vacinação que teve o foco contra a febre amarela e a dengue, entretanto as vacinas de rotina do Calendário Nacional de Vacinação foram disponibilizadas para a atualização da caderneta de vacinação. 

Parcial de doses aplicadas – Foram aplicadas 20.605 doses de rotinas; 10.370 doses contra a febre amarela; e 3.548 doses contra a dengue, totalizando 34.523 mil doses aplicadas, em 204 municípios paraibanos, nos 793 pontos de vacinação distribuídos por todo o estado. Os municípios que mais vacinaram foram Campina Grande (3.784 doses); João Pessoa (2.288 doses); Sousa (1.273 doses); Mamanguape (1.049 doses); e Sapé (905 doses).

De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, o Dia D de vacinação na Paraíba tem o objetivo de ampliar o acesso da vacinação para população paraibana e melhorar a cobertura vacinal em todo o estado.

“Este Dia D é um chamamento importante para que adolescentes, de 10 a 14 anos, completem seu esquema de duas doses da vacina contra dengue. E também para alertarmos a população sobre a vacinação contra febre amarela, em razão de casos confirmados em alguns estados, especialmente para aqueles que planejam viajar para estas áreas. É importante manter suas vacinas em dia, incluindo a da febre amarela, que faz parte do calendário vacinal”, ressaltou.

A vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de vacinação da criança (aos 9 meses, é a primeira dose e aos 4 anos, a dose de reforço). As pessoas de 5 a 59 anos não vacinadas tomam o imunizante em dose única, e viajantes (dose de reforço) que receberam a vacina contra a febre amarela em 2018 dose fracionada e que tenham histórico de viagem a locais que tenham comprovada a circulação do vírus.

Ainda devem receber a dose zero da vacina crianças com idade entre 6 e 8 meses que residem ou têm histórico de deslocamento para áreas onde há circulação confirmada do vírus da febre amarela. Já a vacina da dengue, deve ser administrada somente para crianças e adolescentes com faixa etária de 10 a 14 anos.

Em Gramame, Damiana dos Santos, de 30 anos, foi à USF Vista Alegre para atualizar sua caderneta de vacinação, pois só estava faltando a vacina contra a febre amarela. “A vacinação é importante para cuidar da saúde, especialmente dos filhos. Tenho duas filhas gêmeas que estão com todas as vacinas em dia, só faltava eu, agora todos nós estamos imunizados”, relatou.

A SES vem realizando como estratégia do programa Vacina Mais Paraíba a ampliação do acesso à vacinação para a população paraibana para mantê-la vacinada contra essas doenças que são imunopreveníveis.

PB Agora

Últimas notícias

Lucas diz que definição de vice em Cabedelo será discutida este mês e não descarta Camila Holanda

Em Cabedelo, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), afirmou que a escolha do nome…

2 de fevereiro de 2026

Professores contratados na Paraíba terão salário elevado ao piso nacional, anuncia João Azevêdo

Além do reajuste linear de 10% concedido aos servidores estaduais, o governador João Azevêdo anunciou…

2 de fevereiro de 2026

João anuncia reajuste linear de 10% para servidores e confirma retroativo de janeiro em fevereiro

O governador João Azevêdo anunciou, na tarde desta segunda-feira (02), um reajuste linear de 10%…

2 de fevereiro de 2026

Ruy Carneiro esclarece reunião com Domiciano Cabral e diz que tratou apenas de filiação ao Podemos

O deputado federal Ruy Carneiro usou as redes sociais nesta segunda-feira (2), para esclarecer especulações…

2 de fevereiro de 2026

Candidatos têm até esta segunda para confirmar interesse na lista de espera do Sisu

Os candidatos não selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 têm…

2 de fevereiro de 2026

Congresso Nacional retoma trabalhos nesta segunda-feira

Deputados e senadores vão se reunir em sessão conjunta nesta segunda-feira (2) para inaugurar a…

2 de fevereiro de 2026