Categorias: Saúde

Prefeitura realiza ‘VI Conferência Municipal’ e debate diretrizes do SUS

A Secretaria de Saúde (SMS) de João Pessoa inicia nesta quinta-feira (14), a partir das 9h, as atividades da ‘VI Conferência Municipal de Saúde’, que terá duração de três dias. A conferência será realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho. A organização estima que 600 pessoas devam participar do evento.

Nesta edição, o tema central das discussões será ‘Todos usam SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública e Patrimônio do Povo Brasileiro’. Serão mesas redondas, grupos de trabalho e realizações de planearias nos três dias do encontro. O resultado das questões apontadas durante o evento será relevante para a construção da política de saúde municipal.

“É uma proposta interessante porque temos a oportunidade de ouvirmos a comunidade e daí extrair as diretrizes do SUS”, afirma Volmar Brutcher, coordenador do evento e assessor da Gerência em Educação da Secretaria de Saúde de João Pessoa. Após a conferência em âmbito municipal, serão realizadas as conferências em cada Estado e a Nacional, que ocorrerão nos meses de outubro e dezembro, respectivamente.

Discussões – Durante a conferência serão propostas as diretrizes e prioridades para a plena garantia da saúde como direito fundamental do ser humano e como política de Estado, condicionada e condicionante do desenvolvimento humano, econômico e social.

Também serão definidas as diretrizes para a atuação e fortalecimento da participação social na perspectiva da plena garantia da implementação do SUS. Nos dias 14 e 15, as atividades ocorrerão nos períodos da manhã, a partir das 9h e a tarde. Já no sábado (16), apenas pela manhã.

Sugestões – Todos os participantes poderão sugerir melhorias para o SUS. As diretrizes e propostas com aprovação de, no mínimo, 70% dos membros do grupo farão, automaticamente, parte do Relatório Final.

Cada grupo de trabalho poderá sugerir dentro das sete diretrizes propostas para a elaboração do relatório final. São elas: Desenvolver políticas intersetoriais de promoção do direito à saúde; Fortalecer redes regionais de cuidado integrado; Criar, organizar e fortalecer espaços de participação popular e gestão participativa na saúde; Promover estratégias de Educação Popular para fortalecer a participação e o controle social no SUS; Fortalecer a administração pública e estatal do SUS, com financiamento definido, estável e suficiente; Promover acesso, acolhimento, vínculo e humanização nos serviços de saúde e Fortalecer as políticas de gestão do trabalho e educação na saúde.

Qualidade – Um dos principais desafios do SUS é o atendimento com qualidade e suprir a demanda de todos que precisam usá-lo. Valmir Brutcher explica que diante do desafio de garantir acesso e acolhimento com qualidade serão discutidos eixos como política de saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade.

Para isso, Brutcher destaca a participação da comunidade e controle social (Conselhos de Saúde; Relação com sociedade civil; Informação em saúde; Direitos e deveres no SUS); e Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Regionalização; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde) para acirrar a discussão de como garantir o acesso ao SUS com qualidade.

 

Secom-JP

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026