Categorias: Saúde

Prefeitura de JP lança campanha ‘Novembro Azul Sempre’ e Cícero anuncia exames PSA para homens com mais de 50 anos

A Prefeitura de João Pessoa lançou, na manhã desta terça-feira (9), sua campanha ‘Novembro Azul Sempre’, mês que marca o combate ao câncer de próstata. Durante o evento, que aconteceu no Hospital Municipal Santa Isabel, o prefeito Cícero Lucena anunciou que os homens a partir dos 50 anos poderão realizar seu exame PSA no mês de aniversário, assim como ocorre com as mulheres a partir dos 40 anos para a prevenção do câncer de mama.

“Estamos trabalhando para zerar a fila de demanda reprimida e vamos fazer campanhas de conscientização. A mulher no mês do seu aniversário, com a idade acima de 40 anos pode realizar o exame de câncer de mama, e o homem acima de 50 anos, terá a oportunidade de fazer o exame PSA de forma preventiva. Da mesma forma, por sugestão do nosso secretário de Saúde, Fábio Rocha, nós vamos adotar para ambos os sexos o exame de sangue oculto, que é um dos caminhos para a prevenção e identificação do câncer colorretal. Esse é o compromisso que a Prefeitura assume de cuidar das questões emergenciais e planejar um futuro melhor”, disse Cícero Lucena.

Durante o evento de lançamento do ‘Novembro Azul Sempre’, o prefeito anunciou também a realização de um ‘Dia D’ com um grande mutirão onde a população poderá fazer até 400 exames e consultas médicas. A ação será no dia 20 de novembro, também no Hospital Santa Isabel. O secretário Fábio Rocha falou da importância da prevenção para o tratamento do câncer de próstata.

“Do ponto de vista prático e teórico é muito melhor prevenir do que tratar. E se nós pegarmos doenças que podem evoluir para uma fase mais grave, quanto mais cedo diagnosticarmos, mais barato, menos traumático e mais eficiente fica. Em alguns casos, a recuperação do paciente pode chegar até 100%”, falou.

Participaram do evento o vereador Bruno Farias; o secretário de Comunicação, Marcos Vinícius; além da secretária executiva de Saúde, Rossana Sá.

Alerta

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é de que, até o final de 2021, mais de 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com câncer de próstata. Mas, a pior notícia é que a doença causa, aproximadamente, 15 mil mortes por ano.

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

PB Agora/Anova: Cícero Lucena aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Filho de policial reformado é morto a tiros na capital paraibana

Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…

28 de janeiro de 2026

Matrículas para novas atividades da Vila Olímpica Parahyba começam nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira (28) as matrículas do primeiro semestre de 2026 da Vila Olímpica Parahyba…

28 de janeiro de 2026

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá O presidente…

28 de janeiro de 2026

PM recupera mais de 130 celulares roubados e prende 2 suspeitos

A Polícia Militar recuperou 133 aparelhos celulares que haviam sido roubados de uma loja de…

28 de janeiro de 2026

Cida sobre críticas a federação do PT: “A gente respeita a posição de Couto, mas não é única”

Em entrevista na noite de ontem (27), ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de…

28 de janeiro de 2026