Prefeitura de João Pessoa começa a usar drones no combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo do Estado, contará com o auxílio de drones no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O primeiro voo com os novos equipamentos será nesta segunda-feira (27), a partir das 10h, no Mercado Público de Mangabeira – em frente à Casa da Cidadania. O objetivo é identificar, mapear e auxiliar os profissionais da saúde na eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti nos bairros da Capital.

A gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Pollyana Dantas, explica que os drones conseguem ter uma visão bem mais completa das áreas, chegando a locais que os agentes não têm acesso. Será possível, por exemplo, visualizar pontos estratégicos como calhas, piscinas e terrenos abandonados, direcionando o trabalho dos profissionais, que entrarão em campo rapidamente para realizar a eliminação dos focos.

“Será uma ação pioneira e muito importante aqui em nossa cidade. Os drones chegam como grandes parceiros nesta missão, já que as imagens conseguem nos guiar para possíveis criadouros, indicando em quais imóveis e localidades existe um maior risco”, comenta Pollyana Dantas, acrescentando que os drones utilizados pertencem à Polícia Militar da Paraíba.

O Mercado Público de Mangabeira foi o local escolhido para este primeiro dia de ação. O ponto de encontro será em frente à Casa da Cidadania. Durante o momento do voo, as equipes responsáveis estarão em contato para que os pontos sejam mapeados e inspecionados imediatamente.

Denúncias – Para que a população possa denunciar possíveis focos do agente transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza dois canais de atendimento.

Por mensagem – A denúncia pode ser realizada pelo WhatsApp ‘Xô, Aedes’ – (83) 98825-0549. Este número recebe apenas mensagens. Além de denunciar possíveis focos, também é possível tirar dúvidas sobre prevenção, sintomas e locais de atendimento. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e, aos sábados, das 8h às 11h30.

Ligação – Para quem preferir ligar, pode entrar em contato com Disk Dengue, que atende no número 3213-7781 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Últimas notícias

Três pessoas são presas pelos crimes de roubo e estupro de vulnerável no Agreste da PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) da 12ª Delegacia…

28 de janeiro de 2026

Caminhão desgovernado provoca sequência de colisões em Cruz das Armas

Um caminhão desgovernado causou um acidente envolvendo vários veículos nessa terça-feira (27), no bairro de…

28 de janeiro de 2026

Encontro entre Aguinaldo Ribeiro e Adriano Galdino foca em planejamento para as eleições de 2026

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano…

28 de janeiro de 2026

Presídio confirma que nenhum parente de João Lima se cadastrou para visita após mais de 24h de prisão

Mais de um dia depois da prisão do cantor João Lima, acusado de agredir a…

28 de janeiro de 2026

PB Agora/Anova: Cícero Lucena aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Filho de policial reformado é morto a tiros na capital paraibana

Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…

28 de janeiro de 2026