A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitura de Conde realiza mutirão de vacinação e testagem contra hepatites virais

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A Prefeitura de Conde, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com o hospital Clementino Fraga, promove, nesta segunda-feira (19) e terça-feira (20), das 8h às 15h, a ação Julho Amarelo em combate às hepatites virais.

Em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), a população poderá realizar testagem para identificação da Hepatite B e C e poderá se vacinar contra a Hepatite B. Basta portar o cartão SUS e o cartão de vacinação.

“Preservar a saúde dos condenses é nossa prioridade para construir um novo tempo”, destacou a secretaria municipal de Saúde, Vanessa Cintra.

Julho Amarelo

Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) designou, em 2010, o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

As hepatites

As hepatites virais são doenças provocadas por diversos agentes etiológicos conhecidos como vírus: A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV) e são um grande problema de saúde pública, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, destacando os tipos B e C. De acordo com os especialistas, esses dois tipos de vírus são os que mais preocupam as autoridades sanitárias, uma vez que podem evoluir e se tornarem crônicos, causando graves problemas no fígado, como cirrose e câncer. O tipo C, é o maior causador de óbitos por hepatites no país.

A transmissão das hepatites ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de seringas e objetos cortantes, e de mãe para filho, durante a gravidez. A transmissão da hepatite A é fecal-oral (contato de fezes com a boca). A doença tem grande relação com alimentos ou água não seguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal.

Da Redação com Assessoria

CONTEÚDO CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      1
      Compartilhe