A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Prefeitura de CG adere à mobilização nacional e vai realizar testes rápidos de HIV e Sífilis

PMCG adere à mobilização nacional e vai realizar testes rápidos de HIV e Sífilis

A Coordenação de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande aderiu à mobilização nacional de luta contra a Aids e vai realizar testes rápidos de HIV e Sífilis, cujos resultados podem ser conhecidos em, no máximo, 30 minutos. “O teste rápido permite às pessoas o resultado mais rápido”, explicou a coordenadora do programa de DST/Aids do município, Olenice Ernesto, acrescentando que, quando feitos da forma tradicional, os resultados dos exames são conhecidos entre 15 e 20 dias. A mobilização faz parte das comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, que acontece no dia 1º de dezembro.

No dia 30 deste mês, a mobilização será realizada no município durante todo o dia, no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona no Serviço Municipal de Saúde, no bairro da Prata. Além dos testes rápidos para HIV e Sífilis, serão oferecidos, na sala de prevenção, aconselhamento interativo, orientação para uso adequado dos preservativos masculino e feminino, distribuição de material informativo e de preservativos.

Além da mobilização no dia 30, a coordenação também vai disponibilizar o teste rápido até o dia 10 de dezembro, informou Olenice Ernesto, alertando que as pessoas também podem procurar o CTA durante todo o ano, independente da realização da mobilização. O município de Campina Grande aderiu à campanha do Ministério da Saúde para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e ampliar o acesso da população aos testes rápidos.

No teste rápido, com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos e em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado, o SAE, que também funciona no Serviço Municipal de Saúde. O diagnóstico precoce permite que a pessoa saiba que está infectada, possibilitando um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida.

A campanha de luta contra a Aids deste ano terá a seguinte abordagem: “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá à unidade de saúde e faça o teste de Aids”.

 

 

Secom

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe