A Paraíba o tempo todo  |

“Podemos emitir decretos restritivos”, diz secretário de Saúde de Campina, em virtude do aumento de casos de Covid

A análise feita pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aponta que a média móvel da taxa de transmissibilidade do novo coronavírus está em 4,24 em João Pessoa. Já em Campina Grande, segunda maior cidade do estado, o índice está em 4,6. Em virtude disso o secretário de saúde de Campina Grande, Gilney Porto, em entrevista à imprensa admitiu a possibilidade de discutir novas medidas para frear o coronavírus, mas tranquilizou a população em relação ao número de leitos.

“O prefeito está ciente que se ocorrer elevação da ocupação de leitos e consequentemente do número de mortes a qualquer momento podemos emitir decretos restritivos. Temos leitos ativos, leitos reservas. Em termos de leitos, a gente está seguro. Tivemos a ampliação da informação da vacinação com diminuição de índice de mortalidade”, comentou o secretário.

Apesar das altas porcentagens quando são analisados dados referentes a João Pessoa e Campina, o estado da Paraíba tem uma transmissão de 1,06. O levantamento leva em consideração os dados referentes aos últimos 14 dias até esta quinta-feira (13). O número reprodutivo basal ou razão de reprodução básica R0 indica o quão contagiosa uma doença infecciosa é. Veja os gráficos abaixo:

Há poucos dias a prefeitura de João Pessoa e cidades da região metropolitana publicaram novos decretos mais restritivos. A capital reduziu a capacidade máxima de público em shows e eventos de 100% para 80%.

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe