Categorias: Saúde

PMJP alerta sobre importância da conscientização para a prevenção no Dia da Imunização

Nesta segunda-feira (9) é comemorado o Dia da Imunização. Durante toda a semana, a Prefeitura de João Pessoa promoverá ações de conscientização nos diversos serviços de saúde para alertar a população sobre importância da vacinação, com foco nas vacinas que protegem contra a gripe, que está com baixa adesão e as fake news preocupam os profissionais de saúde, em meio ao aumento de casos de doenças respiratórias.

“A vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população com objetivo de proteger de reduzir a demanda por atendimentos ambulatoriais e internações provocadas pelo vírus da Influenza. Convocamos a população para manter a caderneta de vacinação em dia, principalmente daqueles que fazem parte do grupo prioritário, que são as crianças, idosos e gestantes”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

A proteção com a vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a Influenza, pois possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Por isso, o Ministério da Saúde (MS) tem recomendado a garantia da vacinação, assegurando alta cobertura vacinal, sobretudo, em grupos de alto risco.

Evandro Cordeiro tem o compromisso de levar a mãe todos os anos para tomar a vacina como forma de garantir a proteção contra as doenças. Neuza Ferreira Cordeiro, que tem 102 anos, aproveitou o passeio em um estabelecimento onde tem um ponto móvel da Prefeitura de João Pessoa para vacinação e colocou as doses que protegem contra Covid-19 e Influenza em dia. “É um compromisso e uma responsabilidade que temos com nossa mãe de deixa-la protegida. Na oportunidade, aproveitamos para nos vacinar também e, dessa forma, todos da nossa família ficamos protegidos”, destacou o filho de dona Neuza.

Influenza – A vacinação é recomendada principalmente para as pessoas que integram o grupo prioritário, com maior risco para hospitalização e agravamento da doença. O imunizante contra a gripe é atualizado anualmente conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B, podendo ser aplicado simultaneamente de forma segura e rápida com outras doses que integram o calendário básico de vacinação.

A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes. Na Paraíba a cobertura vacinal está em 39,38% e em João Pessoa esse número representa 18,40% do público-alvo vacinado. Ainda na Capital, das crianças menores de seis anos esse número representa apenas 12,51%, idosos 21,04% e gestantes 19,57%.

“Seguimos fazendo o chamamento, considerando que está muito baixa a procura pela vacina. Esses três grupos prioritários e ainda as pessoas com comorbidades e imunossuprimidos, quando contato com o vírus, têm maior risco para hospitalização e agravamentos. A vacinação é a melhor forma de prevenção”, garantiu o coordenador de Imunização.

Dados epidemiológicos – Em João Pessoa, segundo a Vigilância Epidemiológica do Município, nos primeiros quatro meses deste ano, foram registradas nas Unidades Sentinelas 16.921 casos notificados para Síndromes Gripais. Desses foram 296 casos graves, sendo 124 positivos para algum vírus respiratório, o que corresponde a 42% dos casos graves, resultando em 31 óbitos.

Para toda a população – A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi ampliada para toda a população a partir de seis meses de idade, sobretudo, a Prefeitura de João Pessoa segue fazendo o alerta para a importância da vacinação nos grupos prioritários. A baixa vacinação em crianças preocupa os profissionais de saúde, considerando os riscos das doenças respiratórias e casos de hospitalizações, especialmente entre este público, que é mais suscetível ao desenvolvimento de formas graves da gripe, bronquiolite ou pneumonia.

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais. A Covid-19 e a Influenza continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas.

Últimas notícias

Botafogo-PB confirma a contratação do técnico Lisca

Martelo batido. Lisca é o novo técnico do Botafogo-PB. O experiente treinador gaúcho foi anunciado pelo…

3 de fevereiro de 2026

Fies abre inscrições para o 1º semestre de 2026

O processo seletivo do primeiro semestre irá ofertar 67.301 vagas em 1.421 universidades, faculdades e…

3 de fevereiro de 2026

Caixa recebe prêmio de finanças sustentáveis em Nova York e presidente Carlos Viera celebra conquistas

Uma conquista. Um reconhecimento. A Caixa Econômica Federal recebeu, em Nova York, o prêmio Sustainable Deal…

3 de fevereiro de 2026

Edvaldo Neto anuncia vereador Edglêi Ramalho como pré-candidato a vice em Cabedelo

O prefeito de Cabedelo, Edvaldo Neto (Avante), oficializou nesta terça-feira (3) o nome de seu…

3 de fevereiro de 2026

“Desliga a câmera”: Emerson Panta surge deitado em cama durante transmissão oficial de sessão da ALPB

A sessão de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em 2026 foi…

3 de fevereiro de 2026

Paraíba tem 174 municípios com baixa capacidade de gestão de desastres, aponta indicador federal

Levantamento do governo federal aponta que a maioria dos municípios da Paraíba apresenta baixa capacidade…

3 de fevereiro de 2026