Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (16) o Dia D de Multivacinação, com foco na prevenção contra o sarampo. Mais de 80 pontos de imunização estarão distribuídos por diversos bairros, garantindo acesso às vacinas previstas no calendário nacional de imunização do Ministério da Saúde.
A mobilização começa às 8h. Nos postos de saúde, policlínicas e no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), o atendimento será encerrado às 12h. No Parque da Criança, a vacinação segue até 16h; na Casa da Vacina, até 20h; e no Terminal de Integração, até 18h.
Podem se vacinar crianças a partir de 12 meses, adolescentes, adultos até 59 anos e todos os trabalhadores da saúde, independentemente da idade. A imunização contra o sarampo é feita com as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (inclui proteção contra varicela).
O esquema vacinal prevê a primeira dose da tríplice viral aos 12 meses de idade e a segunda dose, junto com a vacina contra a varicela ou tetraviral, aos 15 meses. Pessoas entre 1 e 29 anos devem ter duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias. Entre 30 e 59 anos, é necessário comprovar pelo menos uma dose. Trabalhadores da saúde precisam ter duas doses, independentemente da idade.
A vacina tríplice viral é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica grave a doses anteriores ou a componentes da fórmula, gestantes e indivíduos com imunodeficiência grave, que devem passar por avaliação médica. Pessoas com alergia à proteína do leite de vaca (lactoalbumina) não devem receber a vacina produzida pelo laboratório Serum Institute of Índia Ltda.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo, doença altamente contagiosa que pode causar complicações graves, especialmente em crianças.
Redação com assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador João Azevêdo assinou, na manhã desta quinta-feira (18), em reunião realizada na Granja…
A Justiça Federal na Paraíba recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra um…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Municipal de Santa Luzia, vinculada à…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), afirmou nesta quarta-feira (17) que está confiante na…
A Polícia Civil da Paraíba informou, nesta quinta-feira (18), que o atendimento telefônico do Disque-Denúncia…
Lideranças da base do governador João Azevêdo demonstraram, nesta quinta-feira (18), confiança na permanência do…