A Paraíba o tempo todo  |

PMCG inicia programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids

A programação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece na próxima quarta-feira, 1º, será realizada pela Coordenação de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde a partir desta terça-feira, 30, das 8h30 às 11h30, no Serviço Municipal de Saúde, com a mobilização intitulada “Fique Sabendo”, com o objetivo de realizar testes rápidos para diagnóstico do HIV, além de apresentação de vídeos, peça teatral e distribuição de sessão de vídeos, apresentação de peça teatral e distribuição de material impresso e de preservativos.

O tema da campanha deste ano, “Somos iguais, preconceitos não”, quer chamar a atenção, principalmente do população jovem, que está na faixa etária entre 15 e 24 anos, para que ela reflita sobre seus próprio comportamentos, além de incentivar o combate ao estigma e à discriminação que ainda existe em relação às pessoas vivendo com HIV/Aids, explicou a coordenadora municipal de DST/Aids, Olenice Ernesto.

Somente neste ano, a Coordenação de DST/Aids notificou 17 novos casos de Aids em pessoas residentes no município. De 2006 até outubro deste ano, foram 83 novos casos da doença, sendo que 47 são homens e 36 mulheres. A faixa etária em que mais foram registrados casos foi entre 35 e 49 anos, com 43 notificações, de acordo com os dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde.

No dia 1º a mobilização “Fique Sabendo” estará no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona no Centro de Saúde do Catolé, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Das 8h às 12h, a campanha do laço vermelho, que representa a solidariedade, desenvolvida pela Unaids, vai afixar o laço em alguns locais da cidade, como a Pirâmide do Parque do Povo, para chamar a atenção da população.

Ainda no dia 1º pela manhã a Coordenação de DST/Aids vai realizar uma Oficina sobre Adesão ao Tratamento e em seguida, uma confraternização com os usuários assistidos pelo SAE (Serviço de Assistência Especializada), na sede do próprio SAE, no Serviço Municipal de Saúde. No dia 2, a mobilização “Fique Sabendo” estará na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Malvinas, antigo Centro de Saúde, das 8h às 12h.

Na sexta-feira, 3, a partir das 18h30, acontece o show beneficente “Um encontro marcado com a vida”, com a participação de artistas como Tann, Val Donato, Janine, Sandra Medeiros, Roberta Silvana, Ranieri Gomes e Tony Dumond, entre outros. O show será na Pirâmide do Parque do Povo e a entrada será 2 kg de alimentos que serão doados para pessoas que vivem com HIV/Aids e portadores de tuberculose.

 

 

Codecom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe