A Paraíba o tempo todo  |

Pessoenses reclamam de difícil acesso às unidades de saúde da PMJP

Diversas Unidades de Saúde de João Pessoa apresentam dificuldades de acesso para cadeirantes, deficientes visuais, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção de modo geral. São calçadas desniveladas, poucas rampas de acesso, ausência de piso tátil, buracos e outros obstáculos que precisam ser enfrentados pelos usuários dos serviços. Um exemplo é o Centro Equilíbrio do Ser, nos Bancários.

 

As calçadas da praça que dá acesso ao centro estão esburacadas e diversas galerias de água pluvial que ficam nas laterais da praça estão destampadas ou com as tampas quebradas, oferecendo risco de acidentes. Em uma delas o buraco é tão grande que dá até para cair uma criança. Moradores da área dizem que há muito tempo o estado da praça é precário. O percurso até a entrada do centro não conta com piso tátil que auxiliaria deficientes visuais.

Usuária do centro, Irinete da Silva também destacou a dificuldade para atravessar a Avenida Bancário Sérgio Guerra, a principal dos Bancários, que é bastante movimentada. Apesar de haver paradas de ônibus bem em frente ao centro, não há faixa de pedestre próxima e o canteiro central da via não tem nenhuma abertura por onde dê para passar uma cadeira de rodas. Dessa forma, a travessia é arriscada e pessoas com dificuldade de locomoção não tem como passar pelo canteiro.

 

Na Unidade de Saúde da Família Mangabeira, localizada ao lado do Restaurante Popular, o meio-fio é muito alto e só há uma rampa de acesso para deficientes. O percurso após a rampa é irregular e também não há piso tátil. Para quem vai de carro até a unidade, é necessário ir para a rua para poder acessar a rampa, já que não há um acesso direto das vagas de estacionamento para a calçada.

 

A cuidadora de idosos, Maria das Neves, conhece as dificuldades de locomoção que as pessoas mais velhas muitas vezes enfrentam e destacou que quedas em idade avançada são muito perigosos. “Aqui é muito difícil para cadeirantes e também para idosos, as calçadas são muito irregulares”, disse.

 

 

Redação

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe