Categorias: Saúde

Pessoas com fibromalgia recebem carteirinhas de identificação da PMJP para terem atendimento facilitado

O vice-prefeito Leo Bezerra realizou, na manhã desta terça-feira (14), a entrega das carteirinhas de identificação de pessoas que sofrem de fibromialgia. O documento tem como objetivo facilitar o acesso desse público ao atendimento médico e está sendo implantado com base em legislação municipal. A entrega aconteceu no Espaço Equilíbrio do Ser, nos Bancários, e beneficia 40 pessoas cadastradas.

“É uma alegria poder representar o prefeito Cícero Lucena e conceder mais esse direito à população. Este é um benefício garantido por Lei desde o ano passado, que não havia sido implantado, mas que fizemos questão de tornar realidade após um processo de identificação e atração deste público”, explicou o vice-prefeito.

A secretária executiva da Saúde, Rossana Sá, destacou que a fibromialgia é uma síndrome que traz muito sofrimento ao paciente. “Essa doença requer um tratamento integrativo e multidisciplinar e é por isso que no dia de hoje temos um marco no tratamento destes pacientes, que poderão ser acompanhados de perto e ter prioridade no atendimento”, explicou.

Acesso

Até agora 100 pessoas que possuem a síndrome já procuraram a Prefeitura para a produção do documento. O processo continua aberto para quem ainda não deu início ao cadastro. Para a emissão da carteira, o usuário deve se dirigir à sua unidade de saúde da família de referência, portando os seguintes documentos: RG, CPF, foto 3×4, Cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo atualizado de diagnóstico da fibromialgia. Caso o usuário não tenha um laudo médico, será encaminhado pela equipe de saúde da família para uma consulta com um reumatologista na Policlínica Municipal do Cristo ou Jaguaribe.

Fibromialgia

É uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. A dor é acompanhada de sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

Lei Municipal

A Lei Ordinária 13.991/2020 institui a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no município de João Pessoa, com diretrizes como atendimento multidisciplinar, participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para este grupo, disseminação de informações relativas ao tema, incentivo à formação e capacitação de profissionais especializados na assistência a este público e atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia nos órgãos municipais, empresas privadas e comerciais.

Da Redação com PMJP

Últimas notícias

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

16 de fevereiro de 2026

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026