Categorias: Saúde

Pesquisadora da UFPB coordena estudo sobre utilização de LED na cicatrização de queimaduras

A pesquisadora Palloma Andrade, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está desenvolvendo um estudo que visa a utilização de Luzes Emitidas por Diodo (LEDs) na reepitelização de queimaduras. O objetivo é buscar um novo tratamento não invasivo e de baixo custo que possa acelerar o processo de reparo tecidual. 

O projeto foi idealizado pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos em Fisioterapia Dermatofuncional (LEFIDEF), com docentes do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFIS) da UFPB. No estudo, será comparada a taxa de reepitelização de queimaduras de segundo grau entre indivíduos submetidos a tratamento com fototerapia por LED vermelho, LED infravermelho e terapia simulada da fototerapia em seres humanos. 

A Profa. Palloma explicou que a realização da pesquisa é relevante para diminuir os custos governamentais com internação hospitalar e possíveis complicações pós alta hospitalar, além de possibilitar um rápido retorno dessas pessoas às suas atividades laborais e reduzir o risco de sequelas.

“Resolvemos voltar nosso olhar para o público de pacientes queimados, tendo em vista que as queimaduras possuem um elevado índice de ocorrência e, quando mal manejadas, geram muitos problemas de socialização e funcionalidade para as pessoas que sofrem com essas condições”, explicou a coordenadora do projeto. 

O estudo, atualmente, encontra-se em fase de publicação do protocolo, dando mais transparência ao processo da pesquisa, que já foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa do CCS e no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC). O próximo passo é, por meio do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), recrutar e captar pacientes queimados que concordem em participar da pesquisa como voluntários a fim de iniciar a aplicação dos protocolos de tratamento. 

Segundo a Profª Palloma, para os fisioterapeutas, o estudo representa um novo conhecimento e uma nova técnica de tratamento de fácil acesso que poderá ser utilizada em seus pacientes. Uma vez comprovada a eficácia da LED na reepitelização de queimaduras, a discente ressaltou que a proposta de pesquisa trará inovação de produto e inovação de serviço e processo produtivo. 

“Com relação ao impacto da pesquisa no âmbito da difusão de conhecimento, a proposta tem o intuito da ampla veiculação dos seus produtos científicos (artigos), técnicos (palestras, workshops, infográficos) e sociais (ações no Junho Laranja e confecção de cartilhas para o cuidado em saúde da pessoa queimada) para o meio acadêmico e sociedade”, detalhou a professora. 

A proposta de pesquisa foi selecionada para financiamento no edital de Demanda Universal, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (Seect). Sobre apoio científico, a pesquisadora apontou que a UFPB tem uma função fundamental no suporte e desenvolvimento de projetos como este, já que tem trabalhado junto aos programas de pós-graduação para equipar e aprimorar os laboratórios de pesquisa. 

“Sem os laboratórios existentes, não seria possível propor pesquisas como esta. Além disso, temos uma série de editais que fomentam a publicação em revistas de elevado impacto, bem como bolsas para estudantes de iniciação científica, que nos auxilia a ter uma equipe para a coleta de dados”, afirmou. 

Com a pesquisa, a Profª Palloma prevê o trabalho em conjunto com outras universidades e participação em eventos científicos. Ainda segundo ela, o estudo divulgará os trabalhos realizados na UFPB e ampliará as possibilidades de colaborações com outros grupos de pesquisa.

Da Redação com UFPB

Últimas notícias

“Não se discutiu partido, mas ações em favor do povo”, diz Cícero Lucena sobre evento com petistas

Após a presença de integrantes do PT em evento na cidade, incluindo o vereador Marcos…

7 de fevereiro de 2026

Confira alterações de trânsito e transporte para desfiles de blocos neste sábado e domingo

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) está com tudo pronto para…

7 de fevereiro de 2026

Sabadinho Bom entra no clima do carnaval com a Banda 5 de Agosto e participação de Lula Marinho

A Praça Rio Branco, no Centro Histórico de João Pessoa, será tomada pelo clima carnavalesco…

7 de fevereiro de 2026

Solange Almeida, Zé Felipe, Beto Barbosa e Ricardo Chaves são atrações deste sábado no Carnaval Multicultural

O segundo dia das prévias carnavalescas do Carnaval Multicultural 2026 de João Pessoa acontece neste…

7 de fevereiro de 2026

Em 12h, chuva em João Pessoa supera média histórica para todo o mês de fevereiro; equipes da Defesa Civil seguem em alerta

Em apenas 12 horas, choveu em João Pessoa 110,2 milímetros (mm), superando a média histórica…

7 de fevereiro de 2026

Apoio direto de Lula fortalece Hugo Motta e amplia projeção nacional do presidente da Câmara

Informações de bastidores divulgadas nesta sexta-feira pelo JPNews apontam que o encontro recente entre o…

6 de fevereiro de 2026