Categorias: Saúde

Pesquisa abre caminho para novas técnicas de combate ao diabetes

PUBLICIDADE

O diabetes atinge grande parcela de brasileiros e, por ser incurável, tem um tratamento que dura toda a vida. Em busca de alternativas terapêuticas mais eficazes, pesquisadores da Holanda estudaram os efeitos da estimulação elétrica do cérebro (DBS, em inglês) e perceberam, em testes clínicos, que a intervenção neural reduz fortemente a necessidade de insulina. Os resultados do trabalho com 15 voluntários foram divulgados na revista Science Translational Medicine.

 

Segundo Mireille Serlie, pesquisadora do Departamento de Endocrinologia e Metabolismo da Universidade de Amsterdam e autora principal do estudo, havia a necessidade de maior investigação sobre possíveis vínculos entre metabolismo da glicose e funções cerebrais. Além da desconfiança de que o neurotransmissor dopamina poderia estar envolvida nesse processo, estudos com animais sugeriam relação entre o núcleo accumbens — região do cérebro ligada à recompensa — e a regulação da glicose.

 

A equipe holandesa optou por trabalhar com voluntários que combinavam outra complicação clínica. “Foi demonstrado que a DBS aumenta a liberação de dopamina no corpo estriado (área cerebral) em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Decidimos, então, estudar o metabolismo da glicose especificamente nessa população de pacientes”, conta Serlie.

Os investigadores aplicaram a técnica que fornece impulsos elétricos nas células cerebrais de um paciente obeso com diabetes tipo 2 e de 14 pacientes com TOC não diabéticos. Os pesquisadores monitoraram as concentrações de glicose no sangue dos participantes ao logo das sessões e descobriram que o tratamento com DBS aumentou a sensibilidade à insulina em ambos os grupos, além de reduzir fortemente a necessidade de insulina no voluntário com a doença metabólica.

 

O aumento da ativação de neurônios que têm receptores de dopamina também elevou a tolerância à glicose e a sensibilidade à insulina em experimento com camundongos. Além disso, em um experimento paralelo, a equipe reduziu os níveis de dopamina em 10 indivíduos saudáveis, o que gerou uma resposta oposta à da DBS: a redução da sensibilidade à insulina.

 

Pelos resultados atingidos, Serlie ressalta que a DBS representa uma ferramenta terapêutica promissora para lidar com as bases metabólicas do diabetes. Porém, ele e os colegas ressaltam que novos testes precisam ser feitos. “Primeiro, queremos realizar pesquisas mais básicas sobre os circuitos neurais envolvidos no efeito sobre o metabolismo da glicose. Teremos, então, que estudar como podemos manipular esses caminhos e traduzir esses achados para estudos em humanos.”

 

Para Serlie, essa estratégia pode render tratamentos mais eficazes, já que ela abre a possibilidade de atingir alvos específicos. “Ela levará a uma abordagem mais direcionada e ajudará a decidir quais áreas do cérebro e quais vias são mais promissoras em relação à modulação da glicemia em pacientes com diabetes”, explica a cientista.

 

Processo invasivo
Nasser Allam, neurologista e doutor em neurociências pela Universidade de Brasília (UnB), pondera que, apesar de o trabalho holandês trazer dados de extrema importância, outros pontos precisam ser explorados para que possa ser possível entender melhor os resultados. “É um estudo muito interessante por mostrar a relação entre a dopamina e a resistência à insulina, mas temos que destacar que essa estimulação elétrica do cérebro, muito usada para o tratamento do Parkinson, é um processo bastante invasivo. Você precisa implantar o aparelho no paciente, o que dificultaria um tratamento para o diabetes”, justifica.

 

O médico acredita que, por esse motivo, pode ser interessante testar um outro modo de estimulação, como a magnética. “Ela pode ser feita em qualquer paciente e conseguiria agir da mesma forma em relação à dopamina”, explica. Allam ressalta ainda que, como é difícil confirmar que os resultados obtidos foram gerados apenas pela dopamina e não por outros neurotransmissores, os cientistas holandeses precisarão aprofundar o estudo. “Quando você estimula o cérebro, uma série de mecanismos é alterada, não temos como comprovar que esses dados foram gerados apenas pela dopamina. A serotonina, a glicina, todos podem ter uma influência”, diz.

 

O especialista acredita que pesquisas com um número maior de pacientes poderão ajudar a esclarecer essas dúvidas. “Essas pesquisas abrem um leque de oportunidades, um horizonte em que se pode estudar melhor a relação entre a dopamina e a resistência à insulina, com o aumento do número de pacientes analisados e também a identificação de alterações desses outros neurotransmissores, mostrando qual o papel de cada um nesse mecanismo”, sugere Allam.

 

 

Redação 

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após decisão judicial, vereador Ítalo Gomes deve assumir Câmara Municipal de Patos nesta quarta

Após decisão judicial, o vereador Ítalo Gomes deve assumir nesta quarta-feira (21), de forma interina,…

21 de janeiro de 2026

Ex-jogador de futebol da PB é preso suspeito de tentativa de latrocínio no Ceará

Um ex-jogador de futebol paraibano, de 35 anos, foi preso nessa terça-feira (20), em Campina…

21 de janeiro de 2026

Emenda de Aguinaldo Ribeiro garante mais de R$ 13 milhões para atenção primária à saúde na PB em 2026

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) conquistou mais um importante avanço para a saúde pública…

21 de janeiro de 2026

Campina Grande: BR-230 já tem trecho interditado e motoristas precisam usar rotas alternativas

O trânsito na BR-230, em Campina Grande, sofreu alterações a partir desta quarta-feira (21) devido…

21 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Hervázio Bezerra confirma desfiliação do PSB durante a janela partidária: “Não tenho mais clima para continuar”

O deputado estadual Hervázio Bezerra confirmou, nesta quarta-feira (21), que vai se desfiliar do Partido…

21 de janeiro de 2026

Presidente do PT na Paraíba revela desafio com “apoio cruzado” e aponta precipitação em posicionamento de Luiz Couto

A presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada estadual Cida Ramos, afirmou nesta quarta-feira…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464