A Paraíba o tempo todo  |

PB realiza Dia D de vacinação neste sábado para influenza, covid-19 e todo calendário de rotinas

A Secretaria de Estado da Saúde realizará, neste sábado (6), mais um Dia D de vacinação para ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população às doses. A mobilização vai oferecer aos paraibanos doses da vacina contra influenza, covid-19 e todas as doses do calendário de rotina, para atualização das vacinas que estão em atraso. A vacina bivalente, recentemente incorporada para o público com idade a partir de 18 anos, também estará disponível.

Atualmente, a vacina contra influenza alcança a cobertura de 29,28% na Paraíba – a meta é de 90% da população elegível. No estado, o público-alvo para esta campanha está avaliado em pouco mais de 1,5 milhão de pessoas. A Paraíba está em 3º lugar em porcentagem de vacinados em comparação aos demais estados da Região Nordeste e em 5º lugar nacional. Apesar dos esforços – realização de Dia D de vacinação e do programa Vacina Mais Paraíba – a cobertura para influenza ainda é insuficiente e casos da doença estão sendo identificados.

O secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, destaca que a influenza é uma doença sazonal e que os casos são mais frequentes com o fim do verão, por isso, a vacinação é importante para proteger a população do vírus. “Em 2023, a Paraíba registrou 23 casos de influenza e, entre os dias 18 de março e 20 de abril, ocorreram quatro óbitos. Duas das vítimas, lamentavelmente, eram crianças menores de 6 anos, que são parte do grupo elegível para essa vacina. As doses estão disponíveis em todos os municípios do estado e, neste dia D, teremos acesso facilitado para as famílias que não tem disponibilidade durante a semana. Vá ao posto de saúde, procure uma sala de vacina e imunize seu filho. Leve também seus familiares para atualizar o cartão ou tomar a dose de bivalente. As vacinas salvam vidas, são veículos importantes de proteção para sua família e toda população paraibana”, ressaltou.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) tem um amplo calendário de vacinas com doses que protegem a população desde o nascimento até a idade adulta, incluindo um calendário exclusivo para o idoso. As vacinas protegem contra doenças graves e que podem trazer sequelas permanentes ou levar a óbito. A SES reforça que as vacinas são seguras e que todos os municípios estão abastecidos com as doses para realização do Dia D contra influenza, covid-19 e as demais doenças imunopreveníveis.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe