Categorias: Saúde

PB lidera ranking do Sarampo no país

Paraíba e mais dois Estados já registram juntos 57 casos de sarampo este ano; PB lidera casos

Os estados do Rio Grande do Sul, do Pará e da Paraíba confirmaram a ocorrência de 57 casos de sarampo este ano. Em 2006, um surto na Bahia registrou o mesmo número de doentes. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta quinta sete casos da doença. Desde agosto, foram identificados 103 casos suspeitos no estado, sendo que 94 foram descartados e dois continuam sob investigação.

A Paraíba contabiliza o maior número de doentes, 47. A incidência ocorre, principalmente, entre moradores da capital do estado, João Pessoa, e nas crianças com menos de 5 anos de idade. Para conter o surto, as autoridades de saúde do município intensificaram a vacinação na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade desde o mês passado. Foram aplicadas 23.400 doses da tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) nas crianças. A meta é imunizar mais de 50 mil delas até a segunda quinzena deste mês.

No Pará, foram registrados três casos em julho. Segundo o Ministério da Saúde, todos os casos identificados no Brasil, nos últimos dez anos, são importados, ou seja, o vírus responsável pela contaminação nesse período é originário de outro país. No Rio Grande do Sul, os primeiros doentes contraíram a doença na Argentina e, na Paraíba, o vírus é semelhante ao encontrado na África do Sul. No Pará, ainda não foi identificada a origem da doença.

Em setembro, o Brasil entregou à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) relatório para receber o certificado de país livre do sarampo. Segundo o ministério, os atuais casos da doença não interferem no pedido por serem relacionados a vírus proveniente de outro país. Para ser considerada transmissão dentro do país, o vírus precisa circular por um ano. A última vez ocorreu em Mato Grosso do Sul, em 2000.

O sarampo é uma doença contagiosa transmitida pelo ar quando o doente respira, tosse, espirra ou fala. Os sintomas são febre alta, tosse rouca, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchas avermelhadas na pele. A vacina é a medida mais eficaz de prevenção. A dose é recomendada a partir de 1 ano de idade e está disponível nos postos de saúde.

 

 

Agencia Brasil

Últimas notícias

Em CG, Cícero confirma que vice será da Rainha da Borborema e convida Pedro para coordenar plano de governo

Na manhã desta sexta-feira (30), durante o evento que marcou a oficialização do apoio do…

30 de janeiro de 2026

No dia em que Pedro oficializa apoio à sua pré-candidatura, Cícero celebra adesão e diz que CG é eixo estratégico do projeto

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comentou nesta sexta-feira (30), em entrevista à…

30 de janeiro de 2026

PM apreende mais de 300 porções de drogas em comunidade do Tambiá, em JP

A Polícia Militar da Paraíba apreendeu, na noite da quinta-feira (29), mais de 300 porções…

30 de janeiro de 2026

Procon-JP interdita bombas de gasolina em postos do Valentina por suspeita de adulteração

O Procon-JP interditou, de forma temporária, bombas de abastecimento de gasolina em dois postos de…

30 de janeiro de 2026

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Pombal por estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional,…

30 de janeiro de 2026

Confronto com a Polícia Militar termina com dois mortos no Sertão da Paraíba

Dois homens morreram após uma troca de tiros com a Polícia Militar na cidade de…

30 de janeiro de 2026