Neste domingo, 5 de junho, a epidemia mundial de Aids completa 35 anos. Para lembrar a data, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ressalta a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais, e como ação de prevenção para as festas juninas, na próxima semana vai enviar preservativos e géis lubrificantes para as Gerências Regionais de Saúde.
Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena, a desinformação ainda é a maior ameaça, e mesmo com o passar dos anos o número de soropositivos vem aumentando, principalmente entre a população jovem, entre 15 e 24 anos de idade.
“As pessoas, principalmente a população jovem, está esquecendo de usar o preservativo em todas as relações sexuais. Acham sempre que não vai acontecer com eles e a realidade não é essa. A Aids não tem cara nem idade, a aparência externa não define quem tem ou não tem a doença. A prevenção e promoção à saúde ainda é a melhor forma de se cuidar”, ressaltou Ivoneide. Ela lembrou ainda que, em caso de relação sexual desprotegida, é importante fazer o teste após 29 dias, para que em caso de reagente para HIV seja iniciado o tratamento.
Desde 1985, ano do primeiro diagnóstico da doença na Paraíba, foram notificados mais de 7 mil casos. De acordo com dados da SES, no ano de 2015 foram notificados 838 casos de HIV/Aids e 161 óbitos. Já em 2016, até o mês de maio, foram notificados 380 casos e 37 óbitos. As faixas-etárias que mais vem crescendo em número de notificações de HIV/Aids são: 15 a 19 anos – com 27 casos notificados em 2015 e 20 já em 2016; 20 a 29 anos – 262 casos em 2105 e 104 em 2016; e 30 a 39 anos – 273 casos em 2015 e 122 casos em 2016.
“É importante que todos possam curtir as festas juninas de uma maneira segura, sem colocar a sua vida nem a vida do outro em risco. O preservativo deve ser usado em toda relação sexual, pois não tem como saber se o parceiro é soropositivo, afinal ninguém é obrigado a falar que é portador do vírus. É só passar no serviço de saúde mais próximo e pegar quantos preservativos quiser, não tem limite por pessoa, e é bem rápido, não precisa passar por médico ou enfermeiro”, concluiu Ivoneide.
PB Agora
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou na última sexta-feira (13) o…
O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…
A sorte sorriu para João Pessoa neste sábado (14). Duas apostas registradas na capital acertaram…
Um grupo fortemente armado invadiu uma festa na madrugada deste domingo (15), no bairro Heitel…
Um ex-vereador da cidade de São Bento, no Sertão da Paraíba, foi preso nesse sábado…
O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…