Categorias: Saúde

PB ganha Banco de Olhos, nesta segunda

PUBLICIDADE

O governador José Maranhão inaugura na próxima segunda-feira, 13, às 10h30, o Banco de Olhos do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. Com o novo serviço as córneas doadas para transplante na Paraíba não precisarão mais ser enviadas para os vizinhos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O primeiro Banco de Olhos da Paraíba  propiciará uma seleção mais rigorosa das córneas doadas, assegurando maior índice de sucesso nos transplantes, além da agilidade na lista única de receptores. “Com o novo serviço, a córnea será analisada e processada da melhor forma, diferente do passado quando eram enviadas e armazenadas em outros estados”, destaca o secretário de Estado da Saúde, José Maria de França.

José Maria de França disse que o Banco de Olhos facilitará a captação e preservação das córneas que serão distribuídas pela Central de Transplantes, cumprindo os critérios de sua lista única que atualmente conta com 80 pessoas. A Central de Transplante recebe por mês 20 doações desse tipo de tecido que equivale a 40 córneas.

 Equipamentos

Banco vai trabalhar em regime de plantão 24h com uma equipe especializada em córnea formada por dois oftalmologistas, um enfermeiro e três técnicos na área. O Serviço está localizado nas dependências do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

O local que abriga o Banco de Olhos da Paraíba tem espaço de 40 m², dividido em três salas: sendo uma recepção administrativa, uma recepção para tecidos (córneas) e um ambiente de avaliação, dotado de uma capela de fluxo destinada à manipulação das córneas, dois refrigeradores e um equipamento denominado de lâmpada de fenda para avaliação dos tecidos.

O transplante de córneas é uma cirurgia ambulatorial, em que após o procedimento, o paciente já recebe alta médica e pode seguir para casa. É considerado um sucesso, pois não tem problema de rejeição e é indicado principalmente para as pessoas acometidas de ceratocone, úlcera de córnea, entre outras. Com até 6 meses, espera-se que o paciente esteja com a visão estabilizada, embora comece a enxergar, após a retirada do curativo, num período de 3 a 4 dias.

Avanços e melhorias

Antes da criação do Banco de Olhos, todas as córneas doadas para transplante na Paraíba eram enviadas para Natal e Recife, a fim de que fossem preparadas para utilização nas cirurgias desse tipo de tecido. “O tempo gasto com o deslocamento desse material chegava muitas vezes a comprometer o tecido, conseqüentemente, em muitos casos, perdíamos a oportunidade de realizar o transplante face o grau de deterioração da córnea”, explica a Coordenadora da Central de Transplantes da Paraíba, Gianna Lys Montenegro.

Segundo a coordenadora, com este novo serviço em menos de 48 horas uma córnea terá condições de ser distribuída. “O Banco de Olhos exercerá um rigoroso controle de qualidade, visando oferecer córneas viáveis e com mínimo risco de transmissão de doenças ao doador”, lembra Gianna.

Além de promover o estímulo ao aumento do número de transplantes de córnea, o novo serviço como local de captação proporcionará ao Governo do Estado uma economia estimada em R$ 80 mil, por mês. “Antes, tínhamos que enviar as córneas doadas na Paraíba para outros estados, gerando um custo muito grande com deslocamento de viaturas, diárias e combustível, o que agora não será mais preciso”, finaliza Gianna Lys Montenegro.
 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho comenta possibilidade de disputar novamente a presidência da CMJP; medida é possível por decisão do STF

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), fez declarações ontem (29),…

30 de abril de 2024

Prazo para tirar título eleitoral termina no próximo dia 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais,…

30 de abril de 2024

Belo-PB vence o Mixto-PB por 2 a 0 e avança na Série A3 do Brasileirão

As jogadoras do Botafogo-PB venceram na tarde de ontem (29) na Série A3 do Campeonato…

30 de abril de 2024

Caminhão de cimento atropela motociclista no Acesso Oeste, em João Pessoa

Na noite de ontem (29), um motociclista foi atropelado por um caminhão de cimento no…

30 de abril de 2024

Proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024