A Paraíba o tempo todo  |

PB em 1º lugar na redução da dengue no Nordeste

Dados do 4º Boletim Epidemiológico emitido no final da tarde desta terça-feira (24), pela secretaria estadual de Saúde confirmam que a Paraíba ocupa atualmente o 1º lugar na diminuição dos casos da dengue no Nordeste. Isto representa um decréscimo de 93,0% em relação ao mesmo período de 2008, quando foram notificados 2.096 casos de dengue contra 152 casos esse ano, entre os meses de janeiro a 24 de março.

A gerência operacional de Vigilância Epidemiológica da SES registrou em 2009 no Sistema de Agravos de Notificação – SINAN, até a 10ª semana epidemiológica, 152 notificações, sendo que 11 foram descartados laboratorialmente e 141 confirmados. Os principais casos registrados ocorreram nos seguintes municípios: Araçagi com apenas 1, Arara 1, Areial 1, Aroeiras 1, Bananeiras 1, Bonsucesso 1, Brejo do Cruz 5, Cabedelo 5 e Campina Grande 5.

Além dos municípios acima citados, também foram notificados 12 casos em Catolé do Rocha, 9 em Coremas, 5 em Emas, 5 em Esperança, 3 em Guarabira e 1 em Itaporanga. Ainda participam da lista dos casos confirmados com a doença os seguintes municípios: Itapororoca, João Pessoa, Lagoa de Dentro, Manaíra, Matinhas, Maturéia, Montadas, Monteiro, Patos, Pedra Lavrada, Pirpirituba, Princesa Isabel, Remígio, Riachão do Bacamarte, Riacho dos Cavalos, Rio Tinto, São Bento, São José do Sabugy, São Sebastião de Lagoa de Roça, Soledade, Sousa, Sumé, Taperoá, Teixeira e Zabelê.

Conforme dados da SES, a faixa etária mais acometida, ou seja, com o maior número de casos, foi a de 15 a 49 anos com 61,0%. O sexo mais acometido é o feminino com 64,0% dos casos por ser ainda quem passa maior tempo no domicilio e o mosquito ter hábitos domiciliares. “A meta do Estado para o ano de 2009 é reduzir o Índice de Infestação Predial (IIP) dos municípios prioritários a menos de 1%, o número de casos de dengue a 25% em relação ao ano passado e a zero a letalidade por manifestações hemorrágicas”, destacou o secretário da pasta, José Maria de França.

Ele informou, ainda, que o manejo clínico do paciente e medidas preventivas são questões estratégicas a serem adotadas esse ano pela SES que pretende realizar sete capacitações para 175 profissionais da área de saúde. “O governador José Maranhão já determinou um pacote de medidas a fim de garantir o controle da doença no Estado, e conseqüentemente contribuir na qualidade de vida dos paraibanos”, disse.
 

 Vereador solicita ações para evitar epidemia de Dengue em CG

O vereador Cassiano Pascoal, líder do PSL na Câmara Municipal de Campina Grande, está solicitando através de propositura, que os Secretários de Saúde do Estado e do Município adotem ações em conjunto para realizar campanha preventiva, com visita casa a casa, bem como a adoção de campanha informativa junto à população e pulverização de veneno tipo “fumacê” a fim de evitar uma epidemia de dengue em nossa cidade.

O vereador Cassiano Pascoal justifica em seu requerimento que toda ação preventiva faz total sentido, pois, segundo dados colhidos pela Vigilância Ambiental em Saúde, entre os dias 09 e 13 de Março, diversos Bairros de Campina estão em estado de Alto Risco, pois os dados apontam o crescimento vertiginoso de novos focos do mosquito Aedes Aegypti.

O vereador também considerou em sua propositura que o Ministério da saúde consideram de alto risco de transmissão, localidades com mais de 3,5% de incidência de focos. Em Campina, segundo o levantamento da Vigilância Ambiental, os Bairros de Bodocongó, Castelo Branco, Catolé, Jardim Paulistano, José Pinheiro, Mirante, Monte Santo, Pedregal, Prata e Santo Antonio, já ultrapassam esta marca de 3,5%, chegando a atingir em alguns casos até 12% de infestação.

Para Cassiano, este não é o caso de se criar pânico, mas criar ações preventivas que minimizem os focos de contaminação e a consequente queda no número de infectados, pois os Estados vizinhos já estão enfrentando princípios de epidemia de Dengue, tendo como maior exemplo o Estado da Bahia, que já registrou um aumento de casos de contaminação de 291% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo Cassiano Pascoal, o caso da Bahia estarrece e alarma todo o país, pois toda a imprensa nacional divulgou nesta segunda-feira 23 de Março, que na Bahia já Foram registrados 26.597 casos e 28 mortes confirmadas causadas pela Dengue, segundo o novo balanço anunciado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.

“Nossa missão neste momento, não é alarmar e criar pânico na população, e sim enquanto existe tempo para combatermos esta possível ameaça, sugerir e prepara a estrutura do Estado e do Município em defesa da população, pois não queremos ver em nossa cidade ou em nosso Estado, números alarmantes de mortes que poderiam ser evitadas através de uma de parceria da população com os órgãos de controle de saúde” alertou Cassiano Pascoal.
 

Da Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe