O menor Índice de Infestação Predial (IIP) dos últimos anos, foi registrado neste mês de novembro de 2014, em Patos, no sertão da Paraíba. De acordo com o Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2014, foi indicada uma queda considerável, uma vez que, em janeiro deste ano, o município apresentava um índice de 7,9 no primeiro LIRAa, e agora diminuiu para 2,9 no quarto LIRAa. Com essa redução a cidade de Patos passa de alto risco para médio risco. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1,0.
“A partir do momento que vamos obtendo os resultados desse LIRAa, nos vamos fazendo um trabalho intensificado para combater o índice de infestação em determinadas localidades. Acredito que a redução do índice se deve ao trabalho mútuo da equipe com a coordenação. A meta é que possamos um dia erradicar por completo os focos do mosquito da dengue”, comenta a coordenadora dos agentes de endemias, Gorete Batista.
Este ano a equipe de difícil acesso já realizou 237 procedimentos, bem como a Vigilância Ambiental atendeu a 437 chamadas da população. Em outro trabalho importante para o controle de infestação foram recolhidos cerca de 1800 pneus. O tratamento complementar de UBV, antigo fumacê, também foi adotado pelos agentes de endemias.
Apesar de Patos ter apresentado essa redução expressiva, é necessário manter a atenção para a continuidade de controle do mosquito. A coordenadora dos agentes de endemias, Gorete Batista, ressalta a importância da prevenção e elogia o apoio da população.
“Mesmo com essa diminuição do índice da dengue em nosso município, não podemos ficar despercebidos. É importante que toda a população fique atenta para os cuidados básicos, evitando a doença. A população também foi uma grande aliada nossa no trabalho de redução do índice de infestação, uma vez que seguiram as orientações repassadas pelas nossas equipes”, destacou.
Ascom







