Parceria entre unidades de saúde da Paraíba realiza cirurgia inédita de mastoidectomia na rede estadual

Uma parceria entre o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, unidades do Governo do Estado gerenciadas pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), permitiu a realização de uma cirurgia inédita na rede pública: a mastoidectomia. O procedimento, realizado com sucesso em um paciente de 48 anos, consiste no tratamento de infecção que atinge o osso temporal, onde estão contidas as estruturas da orelha.

O atendimento ambulatorial e exames foram realizados no Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa. Já a cirurgia ocorreu no Hospital Metropolitano (Santa Rita), no último dia 6 de julho. Segundo a otorrinolaringologista Camila Galdino, que atendeu o paciente, o quadro dele era de doença infecciosa crônica do ouvido, uma doença que, de acordo com a médica, é silenciosa, e que a longo prazo pode causar perda de audição, risco de meningite, paralisia facial, entre outros malefícios.

“O tratamento para este tipo de doença é a mastoidectomia, uma cirurgia delicada, feita na base lateral do crânio, e que requer equipamentos de última geração, como microscópios específicos”, explicou Camila.

Na rede estadual da Paraíba, o único bloco cirúrgico com esse tipo de equipamento é o do Hospital Metropolitano, unidade de referência nas áreas de cardiologia, neurologia e endovascular. Como o Metropolitano e o Edson Ramalho são gerenciados pela PB Saúde, as direções providenciaram o atendimento integrado, para realizar essa cirurgia.

Com a data marcada, a equipe médica do Edson Ramalho foi até o Hospital Metropolitano e, junto com a equipe cirúrgica da unidade e a otorrinolaringologista Camila Galdino fizeram a cirurgia com sucesso.

“Toda essa integração aconteceu de forma rápida. Em pouco mais de uma semana, ele fez os exames no Edson Ramalho e a cirurgia no Metropolitano. Nós só temos a agradecer a todos os envolvidos nessa rede de cuidado, pois o atendimento ao meu irmão foi feito de forma ágil e humanizada. Onde a gente foi atendido, a gente foi bem recebido e com atenção, tudo foi explicado, e agora ele já se recupera muito bem”, destacou Claudiene Silva, irmã do paciente.

O diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra, avalia que a parceria foi exitosa para ambas as unidades. “É com grande satisfação que a gestão do Metropolitano recebeu essa missão da parceria com o HSGER. O desfecho de mais um tratamento com excelência ofertado pelo SUS é uma comprovação do comprometimento da gestão da PB Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado com a inovação em saúde”, disse.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde da Paraíba, atualmente existem oito pacientes diagnosticados que precisam da cirurgia de mastoidectomia. Após o primeiro atendimento integrado com sucesso, a meta da PB Saúde é oferecer esta mesma dinâmica de parceria entre unidades para dar conta da demanda.

Com isso, após o diagnóstico, o paciente passa a fazer o atendimento ambulatorial e os exames no Hospital do Servidor General Edson Ramalho, e caso necessite de cirurgia, ela acontece no Hospital Metropolitano.

Para a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, esse tipo de parceria entre as unidades gerenciadas é mais uma forma de fortalecer as políticas de acesso à saúde pública adotadas pelo Governo do Estado, em que a PB Saúde fornece à gestão. “Essa colaboração demonstra a eficácia de um atendimento integrado e coordenado, permitindo que pacientes recebam cuidados especializados de forma rápida e eficiente. O sucesso desse primeiro procedimento é um exemplo do nosso compromisso com a saúde pública e com a humanização do atendimento”, completou.

Últimas notícias

Hugo reúne líderes partidários na próxima quarta-feira para alinhar pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Em entrevista ao portal R7, na noite de ontem (25), o presidente da Câmara, Hugo…

26 de janeiro de 2026

Quatro entidades são habilitadas pelo Procon-JP para emissão e confecção da Carteira Estudantil 2026; saiba quais

Quatro entidades representativas dos estudantes de João Pessoa foram habilitadas, pela Secretaria Municipal de Proteção…

26 de janeiro de 2026

Inscrições do Prouni 2026 começam nesta segunda-feira com mais de 12 mil bolsas na PB

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 começam nesta segunda-feira (26). O…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Universidade Estadual da Paraíba amplia sistema de segurança com uso da tecnologia

A segurança pública é crucial para o bem-estar e a tranquilidade da sociedade. O direito…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026