Paraíba terá 3,2 mil casos de câncer de pele em 2023; protetor solar previne doença

PUBLICIDADE

Dos 706 mil novos casos de câncer que devem surgir no Brasil entre 2023 e 2025, 31,3% são de câncer de pele não melanoma. A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que prevê ainda 3.320 casos da doença na Paraíba para o próximo ano. Com a chegada iminente do verão, o cuidado com a exposição solar deve ser ainda maior.

É o que recomenda o dermatologista do Hapvida Notredame Intermédica, Diogo Pazzini. Ele ressalta que algumas pessoas devem ter mais atenção na prevenção ao câncer – quem tiver pele clara, casos na família de câncer de pele, além de quem se expõe com mais frequência ao sol – seja para lazer ou trabalho.

Isso porque, apesar de ser importante para a saúde, o sol em excesso pode causar danos à pele. Quando os raios ultravioleta atingem a pele, são capazes de alterar as células e causar envelhecimento precoce, lesões nos olhos e câncer de pele.

Sem soluções milagrosas ou dicas exageradas, o especialista ressalta a importância de um cuidado simples e já muito divulgado: o uso regular do protetor solar. A fórmula, que bloqueia os efeitos dos raios solares na pele, é a principal ferramenta na prevenção deste tipo de câncer.

“Ele deve ser usado todos os dias; sendo aplicado de manhã e no horário de almoço. Quando for à praia, piscina, ou em atividades ao ar livre, o protetor deve ser aplicado de duas em duas horas. Chapéu e óculos de sol também são recomendados nessas programações”, explica.

A partir dos seis meses de idade, a criança também já pode utilizar o produto. Para aumentar a proteção da pele, o indicado pelo médico é que as pessoas evitem se expor entre 10h às 16h, horário em que o sol é mais intenso, podendo causar queimaduras e desconfortos.

Alerta – O especialista pede que as pessoas se atentem às manchas ou sinais na pele que tenham dificuldade de cicatrização; pintas que mudaram de formato e tamanho e lesões que sangram. A consulta ao dermatologista direciona o tratamento, além de ser capaz de identificar marcas que podem ser ignoradas pelo paciente.

Tipos de câncer de pele – Os principais tipos de câncer são o carcinoma espinocelular e o carcinoma basocelular, que são ‘não melanoma’, e o melanoma. O último é o considerado mais grave, pois pode se espalhar para outras partes do corpo e ainda apresenta alta taxa de mortalidade.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevedo afirma que projeto da oposição é pautado em interesses pessoais: “Apenas um projeto de poder”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta sexta-feira (16), que o projeto político…

17 de janeiro de 2026

Muriçocas do Miramar terá shows de Alceu Valença, Juzé e programação especial para celebrar 40 anos de fundação

O bloco mais tradicional do pré-carnaval de João Pessoa já começou a contagem regressiva para…

17 de janeiro de 2026

Com gols de Miguel Vinicius e Erik, Campinense vence Atlético de Cajazeiras na abertura do Paraibano

O Campinense iniciou sua caminhada no Campeonato Paraibano 2026 com vitória sobre o Atlético de…

17 de janeiro de 2026

Sousa estreia com vitória diante do Confiança no Campeonato Paraibano 2026

O Sousa começou a temporada 2026 em grande estilo. Jogando diante da sua torcida, no…

17 de janeiro de 2026

“Diretório do PSB estava meio parado em João Pessoa”, dispara Tibério Limeira durante evento do partido

O secretário de Administração da Paraíba e integrante do diretório estadual do PSB, Tibério Limeira,…

17 de janeiro de 2026

Período educativo da Zona Azul é iniciado na orla de João Pessoa a partir deste sábado

O sistema de estacionamento rotativo da Zona Azul começou a operar em fase educativa na…

17 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464