A Paraíba o tempo todo  |

Paraíba registra queda significativa nos casos de dengue, chikungunya e zika em 2025

A Paraíba apresentou uma redução de 48,17% nos casos de dengue entre janeiro e o início de novembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além da dengue, o relatório apontou queda de 66,77% nos casos de chikungunya e diminuição de 80,23% nos registros de zika, indicando uma melhora expressiva no cenário das arboviroses no estado.

Casos e óbitos
Apesar da redução nos números, o boletim confirmou seis mortes por dengue: quatro em João Pessoa, uma em Solânea e uma em São Domingos do Cariri.
Outras duas mortes por chikungunya foram registradas — uma em Campina Grande e outra em Prata.
Não houve registros de óbitos por zika ou febre oropouche, de acordo com a SES.

A febre oropouche, no entanto, contabilizou 651 casos confirmados, representando 7,90% das notificações no estado.

Prevenção e combate
Fernanda Vieira, chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis da SES, reforçou que a participação da população é fundamental para o controle das doenças.

“É importante que todos estejam atentos a qualquer recipiente que possa acumular água, evitando a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e também do maruim, vetor da febre oropouche”, destacou.

Para intensificar a prevenção, a SES realiza, em parceria com os 223 municípios paraibanos, a Semana Estadual de Intensificação das Ações de Prevenção e Controle das Arboviroses, que segue até sexta-feira (7).

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe