Por pbagora.com.br

Os dados são preocupantes. Com a campanha de imunização em pleno andamento, a Paraíba enfrenta uma batalha para vencer o Covid-19. O Estado tem registrado uma média de uma internação por Covid-19 a cada 36 minutos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). No último boletim epidemiológio, divulgado nesta terça-feira (17), foram confirmados 818 casos da doença e 17 óbitos, sendo 11 nas últimas 24 horas.

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 56%. Em Campina Grande estão ocupados 50% dos leitos de UTI adulto e no sertão 78% dos leitos de UTI para adultos.

De acordo com o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, foram acrescentados mais três leitos no Hospital Metropolitano de Santa Rita e cinco leitos no Hospital Clementino Fraga. Outros leitos serão abertos nas unidades de saúde na medidade que houver necessidade.

Desde o início da pandemia, a Paraíba já registrou 206.397 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde. O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 4.272 no estado desde o início da pandemia. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 203 cidades registraram óbitos.

Diante desses números, o Estado voltou para a área vermelha que representa alta de mortes pela Covid, segundo os dados do Consórcio de Imprensa. O Estado já esteve diversas vezes na área amarela que representa estabilidade, e chegou a entrar na área azul que significa queda no número de óbitos pela Covid. Nos últimos dias voltou a registrar alta em morte pela doença.

A Secretaria de Saúde do Estado, assim como as autoridades sanitárias e epidemiológica, tem alertado para a importância do cumprimento dos protocolos de segurança, como uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento social. Infelizmente, durante o Carnaval, diversas aglomerações foram registradas na Paraíba, principalmente em Campina Grande e João Pessoa.

Severino Lopes
PB Agora

Notícias relacionadas

João anuncia avanço da vacinação para a faixa etária entre 75 e 79 anos

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), anunciou, nesta quarta-feira (03), a ampliação da faixa etária para vacinação contra a covid-19 na Paraíba. Agora os contemplados serão os idosos entre…

Hospital de Clínicas atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19

Após ter a sua capacidade de internação ampliada com a entrega pelo Governo do Estado, de mais 20 leitos, o Hospital das Clínicas em Campina Grande, atingiu os 100% de…