A Paraíba registrou uma redução 49,7% dos casos notificados de dengue, zika e chikungunya em janeiro deste ano, de acordo com o segundo boletim epidemiológico das arboviroses, divulgado nesta segunda-feira (4), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
No entanto, ainda conforme o órgão, no 1º Levantamento Rápido de Índice para Aedes (LIRAa/LIA), dos 223 municípios, 219 enviaram os resultados para a secretaria e, destes, 44 apresentaram situação de risco para surto; 126 estão em situação de alerta e 49 em situação satisfatória.
Levando em consideração os locais em situação de risco e de alerta, o cenário é preocupante para 170 municípios do estado, o equivalente a 73% das cidades.
Os dados de notificações correspondem a 3ª Semana Epidemiológica, referentes ao período de 30 de dezembro de 2018 a 19 de janeiro de 2019. Conforme esse último levantamento, foram registrados 90 casos suspeitos de dengue este ano no estado, contra 158 notificados no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 43,04%.
Já com relação aos casos de chikungunya, foram registradas 14 notificações esse ano, o correspondente a uma redução de 68,89% em relação ao ano passado, quando foram notificados 45 casos.
Quanto à zika vírus, houve registro de apenas um caso esse ano, enquanto em igual período de 2018 foram seis notificações, o equivalente a uma queda de 82,33%.
Redação com assessoria
Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), reforçou nesta semana a postura de…
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL) revelou detalhes da reunião…
A comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Viviane Vieira, tornou público nesta…
A Polícia Civil da Paraíba, em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro,…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nessa segunda-feira (29), duas intervenções na Região Metropolitana de…
Uma menina de dois anos, internada há sete dias no Hospital de Emergência e Trauma…