Categorias: Saúde

Paraíba lança edital e amplia apoio às pessoas em tratamento de HIV/Aids

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou edital para a seleção de projetos junto às organizações não governamentais e outras organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, para prestar assistência às pessoas em tratamento de HIV/Aids, ampliando, dessa forma, o número de casas de apoio já existentes. As instituições que cumprirem os requisitos devem submeter as propostas até o dia 30 de setembro. Com este novo edital haverá um incremento no investimento de recursos próprios, no valor de R$ 220.085,98, para a seleção de até dois projetos, sendo um projeto em Campina Grande e um em João Pessoa.

O Estado já disponibiliza duas casas de apoio aos pacientes que convivem com o HIV/Aids, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande. O objetivo é ampliar a rede de acolhimento aos pacientes que convivem com os agravos e precisam se ausentar de seus domicílios para o acompanhamento periódico de saúde. Atualmente, o Estado repassa R$ 110 mil por ano para as casas que acolhem estes pacientes.

De acordo com a gerente operacional de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena, a necessidade da ampliação se dá pelo fato dos usuários terem um acompanhamento de saúde integrado, em virtude do agravo, o que ocasiona uma estadia maior fora do domicílio, para ter acesso às unidades de referência. E ela explica ainda que as instituições precisam ter experiência em lidar com este público e que o serviço vai além da oferta de estadia para os pacientes.

“Essa casa de apoio tem que estar estruturada para oferecer a hospedagem e a alimentação aos usuários e aos acompanhantes, caso existam a necessidade. Em caso de crianças em tratamento é preciso um local adequado para a paciente e para o responsável. Além da estrutura física, ela precisa atender aos critérios de planejamento de ações para os usuários como a oferta de atividades lúdicas, terapia e rodas de conversas”, ressalta a gerente.

As casas de apoio precisarão funcionar de domingo a domingo, sempre que houver pacientes hospedados. Os critérios de seleção do edital estão disponíveis no site https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/editais-e-licitacoes/editais2 , bem como toda a documentação necessária para a inscrição do projeto. A divulgação dos resultados está prevista para 9 de outubro.

PB Agora

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026