Categorias: Saúde

Paraíba inicia Campanha de Multivacinação nesta segunda-feira (6) em todo Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo Estadual de Imunizações, inicia, nesta segunda-feira (6), a Campanha de Multivacinação 2025, com foco na atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação segue até o dia 31 de outubro em todos os 223 municípios paraibanos, com o Dia D Nacional de Mobilização agendado para o dia 18 de outubro.

A campanha faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis (que podem ser evitadas por meio da vacinação) em todo o país. Todas as vacinas previstas no calendário básico da criança e do adolescente estarão disponíveis nas unidades de saúde.

De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, além da atualização vacinal de rotina, a Paraíba terá dois focos estratégicos – a vacinação contra o Sarampo e o HPV. “Essa campanha representa uma excelente oportunidade para ampliar a cobertura vacinal do estado. Além disso, a campanha dará um novo impulso à estratégia de resgate de adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV, uma ação iniciada no primeiro semestre de 2025 e prorrogada até dezembro. O foco é alcançar aqueles que não receberam a vacina na idade recomendada entre 9 e 14 anos. Outra estratégia que também será fortalecida com a multivacinação é a intensificação da vacinação contra o sarampo, voltada para pessoas de até 59 anos, diante do risco de reintrodução da doença no país, especialmente por conta de surtos em países vizinhos “, explicou.

Foi realizado alinhamento técnico junto aos municípios para a operacionalização da Campanha de Multivacinação, com ênfase na importância de definirem locais estratégicos de atendimento à população, visando ampliar a acessibilidade.

Para apoiar os municípios nesse esforço, o Governo da Paraíba, por meio do programa Vacina Mais Paraíba, oferecerá incentivo financeiro às gestões municipais que apresentarem melhora na aplicação de doses da vacina contra o sarampo.

A SES reforça a importância da participação das famílias. É fundamental que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes aos postos de vacinação, portando a caderneta para verificação e atualização das doses necessárias.

A vacinação é uma estratégia segura e eficaz para proteger a população contra doenças que podem ser evitadas. A atualização da caderneta ajuda a manter a saúde individual e coletiva, especialmente em um cenário de possíveis reintroduções de vírus já controlados.

Redação com Secom/PB

Últimas notícias

Paraíba será sede do Mundial de Paraquedismo em 2027

A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…

25 de janeiro de 2026

Mega-Sena acumula mais uma vez e próximo prêmio pode chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…

25 de janeiro de 2026

Defesa de João Paulo Casado vai recorrer de condenação por agressão a esposa em JP

A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…

25 de janeiro de 2026

Polícia Militar apreende motocicleta com indícios de adulteração em Mulungu

Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…

25 de janeiro de 2026

Carro capota após bater em poste na avenida Tancredo Neves, em João Pessoa

Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…

25 de janeiro de 2026

Policial de folga e vizinhos salvam homem de incêndio no bairro dos Bancários

Um homem de aproximadamente 50 anos foi salvo de um incêndio em sua residência na…

25 de janeiro de 2026