Na primeira semana da Campanha de Vacinação Contra a Gripe foram imunizados, em todo Estado, 14,21% do público-alvo, o que corresponde a 120.929 doses aplicadas. A gerente de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, disse que espera aumentar esse número nos primeiros dias dessa semana.
“Esse número é considerado baixo, mas ele pode não representar a realidade, já que tivemos um problema com relação ao sistema de informação no sábado, que é online, mas estava demorando muito para atualizar. Hoje a Paraíba ainda conta com 33 municípios zerados, ou seja, que não alimentaram nada no sistema, por esse motivo podemos afirmar que o número real de cobertura vacinal é maior”, disse Isiane.
A meta da campanha é imunizar 80% da população de 939.009 pessoas, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes (em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; população indígena; idosos (a partir dos 60 anos); população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.
Isiane ressaltou a importância do público-alvo procurar a vacina. “Sábado, a gente estava só com 2% de cobertura, hoje (11) já estamos com 14,21%, então isso já é considerado um salto considerável, embora ainda seja uma cobertura baixa. Por isso, a SES reforça o chamamento para aqueles que estão incluídos dentro do grupo prioritário, que não deixem de procurar a unidade de saúde mais para se vacinar. Essa vacina é de extrema importância. Ela previne contra os vírus que causam os piores tipos de gripe”, explicou a gerente de Imunizações da SES.
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2015 vai acontecer até dia 22 de maio. O público alvo deverá levar o cartão de vacinação. As unidades de saúde estão abertas das 8h às 17h.
Sintomas – Os sintomas da gripe são: o comprometimento das vias aéreas, congestão nasal, tosse, rouquidão, febre (geralmente alta), mal estar, dores no corpo e de cabeça. A transmissão do vírus acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ocorre também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.
Redação com Assessoria
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande cumpriu o acordo firmado para regularizar os…
O Ministério da Saúde informou ter iniciado o processo de transição do uso da insulina…
A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…
Em apenas 12 horas, choveu em João Pessoa 110,2 milímetros (mm), superando a média histórica…
Nesta sexta-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas…
O segundo dia das prévias carnavalescas do Carnaval Multicultural 2026 de João Pessoa acontece neste…