Por pbagora.com.br

Após ser atendida no dia 18 de janeiro com 23 semanas de gestação, uma paciente com reinfecção por Covid-19 está sendo acompanhada pela maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do estado.

As queixas da mulher são de de dor de garganta, dispnéia, tosse, anosmia, porém sem comorbidades.

Ela começou a apresentar sintomas no dia 11 de janeiro sendo realizado teste no dia 17 de janeiro com resultado positivo. Anteriormente ela apresentou sintomas gripais sendo realizada coleta de RT PCR no dia 14 de setembro de 2020 com resultado positivo.

Esse pode ser considerado um caso de reinfecção por Sars cov 2, tendo em vista que a paciente realizou duas coletas de RT PCR pelo LACEN em datas distintas com resultado positivo.

Conforme a nota técnica da SES PB do dia 30 de outubro de 2020, a definição do caso suspeito de reinfecção pelo vírus sars cov 2 pode ser considerado o indivíduo com dois resultados positivos de RT PCR em tempo real para o vírus Sars cov 2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção, independente da condição clínica observada nos dois episódios.

A diretora técnica da Maternidade Frei Damião, Andrea Correia, afirmou que no momento a paciente está estável; segue em isolamento domiciliar e está sendo acompanhada pelo ambulatório de egresso feitos por teleatendimento e orientada a retornar ao serviço em caso de piora clínica.

“No momento as amostras colhidas que se encontram no Lacen-PB, foram encaminhadas para cultura e sequenciamento genético em parceria com a Fiocruz”, explicou.

PB Agora

Notícias relacionadas

Novas cepas não são a única razão de aumento da covid-19, diz secretário

Nesta terça-feira (23), o Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, revelou durate entrevista à imprensa que o alto número de internações que tem sido…

Novas cepas da Covid-19 acendem alerta mesmo após vacinação

O início da vacinação no País trouxe esperança para os brasileiros que viram o cenário da pandemia se agravar em 2021, com a segunda onda de contaminações e óbitos em…