A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Paraíba confirma 2ª morte por dengue; três casos seguem em investigação

Uma explosão de dengue no País. Com a vacina em fase inicial, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) confirmou nesta segunda-feira (26) a segunda morte por dengue na Paraíba em 2024. A vítima foi uma mulher de 42 anos, que morreu na segunda-feira (19), no município de Conde, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa.

Segundo a SES, o caso estava sob investigação, mas agora o diagnóstico já está fechado. De acordo com a SES, a vítima apresentava comorbidades, como diabetes, hipertensão e doença hematológica.

A Paraíba já havia registrado uma morte por dengue, em Camalaú. A primeira vítima foi uma mulher de 24 anos que apresentava febre, cefaleia, vômito, náuseas, artrite, artralgia, dor abdominal, taquicardia, derrame pleural e icterícia.

Ainda há três mortes em investigação, sendo dois óbitos por dengue e um óbito por Chikungunya.
A SES informou que investiga a morte de um homem de 60 anos por dengue, do município de Pocinhos, que deu em entrada em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Campina Grande, com sinais de gravidade. Para confirmar o motivo do óbito, a secretaria aguarda exames coletados. O segundo óbito investigado por dengue é de um homem de 85 anos, que deu entrada no Trauma de Campina Grande, sem informação em ficha de comorbidade e aguarda exame para dengue.

A outra morte investigada é a de um homem, de 57 anos de idade, por Chikungunya. A vítima apresentava doença pré-existente (hepatopatia), teve exame sorológico reagente e está em processo de fechamento da investigação.
O ano de 2024 na Paraíba já registrou 1.611 casos prováveis de arboviroses, sendo 1.441 casos de dengue, 158 de chikungunya e 12 de zika.

A Paraíba já deu início a vacinação contra a dengue. As primeiras doses da vacina que combate a doença chegaram ao estado em 12 de fevereiro. Este primeiro lote foi distribuído para 14 cidades, totalizando 37.040 doses. As cidades contempladas foram: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado.

Neste estágio inicial, a vacinação está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, com um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe