Opinião: sem pressa, observando a ciência, vamos festejar o final de ano com calma e vacinados

PUBLICIDADE

A história da vacina iniciou-se no século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a mesma para prevenir a contaminação por varíola, uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. A varíola foi a primeira doença infecciosa erradicada por meio da vacinação.

E como eu sei? Lendo e pesquisando fontes fiáveis. E aqui digo: não sou um infectologista, mas, como jornalista, é preciso ter muita prudência para entrar em campo tão complexo. E estou a falar das vacinas desenvolvidas para combater o agressivo coronavírus. Para os negacionistas, uma “gripezinha” que só no Brasil ceifou a vida de algo mais que 600 mil pessoas.

E não vou me estender falando sobre a Peste Negra surgida no século XIV ou a “recente” (Gripe espanhola). Muito menos de Oswaldo Cruz que enfrentou a chamada “Revolta da Vacina” em 1904. Falo do hoje, do agora, para não repetir os erros do passado, pois como disse Albert Einstein: “Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual!”. Cruz tinha razão, pois evitou milhares de cruzes fincadas em solo da terra mãe e gentil.

E aqui, em tal espaço em preto e branco, saúdo os profissionais de saúde e todos aqueles que estão ou estiveram na linha de frente no período agudo da pandemia – muitos deles perderam a vida – para salvar o próximo. Saúdo, também, o equilíbrio dos secretários de saúde da Paraíba e João Pessoa, respectivamente Geraldo Medeiros e Fábio Rocha.

Saúdo pelo fato de terem, eles, a preocupação de continuar a manter o esforço coletivo à vacinação, ao uso de máscaras e, principalmente – quando a sociedade começa a relaxar – adverti-la que a pandemia ainda existe, cabendo às suas respetivas pastas definirem as ações necessárias para evitar novas mortes em decorrência da Covid-19.

Saúdo por estarem preocupados com os festejos do final de ano. Datas propícias, como diria Tom Jobim, cheio de “Abraços e beijinhos…”. Claro que o maestro, na sua bela “Chega de saudades” iria entender o chamado “Novo normal”.

E que os grandes eventos venham de forma gradativa, respeitando o que será definido pela ciência e autoridades sanitárias. O resto é leitura e estatística. Réveillon com riscos à vida, não é festa. É prelúdio para um desfecho trágico.

Que o Natal seja vida; e o Ano Novo, novos tempos!

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Jhonny Bezerra, Ricardo Barbosa, Pollyanna Werton e Gervásio Maia dialogam para ingressar na federação comandada pelo PT

A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21), que…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo comemora apoio de Luiz Couto à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao governo do Estado

O governador João Azevêdo (PSB) declarou estar muito feliz com o gesto do deputado federal…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos compreende cobranças de Cartaxo por definições, mas reforça que decisões do PT são coletivas

A deputada estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Cida Ramos, afirmou…

21 de janeiro de 2026

Roberto Paulino reforça que seguirá no MDB mesmo contrariando alinhamento do partido

O ex-governador da Paraíba Roberto Paulino (MDB) garantiu que vai permanecer nos quadros do MDB,…

21 de janeiro de 2026

Paraíba ainda tem cerca de 150 orelhões em funcionamento em 75 municípios que serão retirados das ruas

A era dos orelhões, cabines telefônicas bastante populares no Brasil até a chegada dos smartphones,…

21 de janeiro de 2026

Cida Ramos revela que vai votar pela derrubada do veto de João Azevêdo às emendas impositivas

A presidente do PT na Paraíba e deputada estadual, Cida Ramos, revelou nesta quarta-feira (21),…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464