Por pbagora.com.br

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou para outubro a retomada do programa de cirurgias, o Opera Paraíba. Após suspender via decreto os procedimentos cirúrgicos não emergenciais no mês de março, em virtude da pandemia do coronavírus, os procedimentos eletivos retornam tendo início nos municípios de Queimadas e Mamanguape. Só este ano foram realizadas 2.625 cirurgias e a estimativa da SES é de realizar 12 mil cirurgias até o fim do programa.

Com o período de pandemia da Covid-19 a SES preparou um protocolo de atendimento para garantir a segurança de profissionais e de pacientes que estão na fila de espera por cirurgias nos municípios. “Com a queda na demanda por internação da Covid foi possível retomar as cirurgias eletivas, porém para que isso fosse possível definimos medidas como distanciamento, questionário prévio para diagnosticar pessoas com sintomas respiratórios, febre entre outros, e qualquer sinal de suspeita do coronavírus, o paciente não deve comparecer à unidade”, explica o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.

Dentro do cronograma já estão confirmadas 90 cirurgias no município de Queimadas, sendo 50 gerais, 20 em ginecologia e 20 em otorrino. Os procedimentos serão realizados entre os dias 17 e 25 de outubro. O Opera Paraíba foi lançado há um ano com a meta na redução das filas de espera por cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, 12 hospitais da Rede Estadual integram a força-tarefa para a realização dos procedimentos cirúrgicos, que contemplam as especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral. Em contrapartida, os municípios com a população beneficiada pelo programa realizam os exames pré-operatórios e o transporte até a unidade hospitalar responsável pelo procedimento cirúrgico.

 

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Anvisa autoriza importação de seis milhões de doses da CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (23) a importação de seis milhões de doses da CoronaVac, vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o…

Prefeito de Guarabira, candidata a vice e deputada Camila com Covid-19

O prefeito de Guarabira e candidato à reeleição, Marcus Diogo (PSDB), o candidato a vice-prefeito, Wellington Oliveira (PSDB), e a deputada estadual, Camila Toscano (PSDB), foram diagnosticados com o novo…