Categorias: Saúde

Número de municípios com a bandeira verde na Paraíba cai pela metade

PUBLICIDADE

O Governo da Paraíba divulgou, neste sábado (14), a 12ª avaliação do Plano Novo Normal, que avalia as condições da retomada gradual e responsável das atividades durante a pandemia. A avaliação, que passa a vigorar a partir do dia 16 de novembro, aponta um o crescimento de municípios em bandeira amarela (85%) e laranja (8%) e a redução de municípios em bandeira verde (7%).

De acordo com o secretário Executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi “a literatura científica internacional aponta que os reflexos da adoção de comportamentos de alto risco, como o abandono do uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, podem afetar os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana, o que permite correlacionar a piora do contexto epidemiológico das capacidades do sistema de saúde e do comportamento social com as atividades e práticas assumidas ao longo desta última quinzena do período eleitoral na Paraíba”.

A Nota Técnica também chama atenção para o aumento da demanda por internação hospitalar dos leitos de UTI para adultos na Paraíba e destaca que a análise comparada entre a 11ª e 12ª avaliações, respectivamente, aponta para mais um novo e sucessivo comportamento de aumento de 4,71% (anterior de 8,72%) na 1ª Macrorregião de Saúde, fato que coloca a autoridade sanitária estadual em nível de atenção e ostensivo acompanhamento. Houve redução de 5,57% (anterior de 11,15%) na ocupação hospitalar dos leitos de UTI para adultos da 2ª Macrorregião de Saúde e uma retomada do crescimento de 10% nas ocupações dos leitos de UTI para adultos (redução de 5,15% anteriormente) na 3ª Macrorregião de Saúde.

Ainda segundo Beltrammi “melhoras da situação da Covid-19 na Paraíba dependerão muito da ainda maior adesão de todas as paraibanas e paraibanos às três medidas que mais protegem a saúde e a vida das pessoas: usar máscaras, lavar as mãos e manter o distanciamento social, decisões e gestos que precisarão estar cada vez mais presentes em nossos cotidianos”.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Idoso de 75 anos é atropelado por ônibus e fica em estado grave em João Pessoa

Um homem de 75 anos foi atropelado por um ônibus na manhã desta quarta-feira (17),…

17 de dezembro de 2025

Justiça Eleitoral rejeita AIJE e mantém vitória da prefeita Michelle Ribeiro, em Lagoa Seca

A Justiça Eleitoral da Paraíba, por meio da 16ª Zona Eleitoral, julgou improcedente a Ação…

17 de dezembro de 2025

Lucas Ribeiro diz que ainda espera contar com Felipe Leitão em 2026, mas afirma que decisão será respeitada

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), comentou nesta…

17 de dezembro de 2025

Adriano Galdino brinca e expões corrida de deputados por cadeira no TCE-PB: “É muita gente querendo”

Durante a Sessão Ordinária itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizada em Pocinhos, o…

17 de dezembro de 2025

ALPB aprova projeto que estabelece segurança pessoal a autoridades e parlamentares

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (17), durante sessão ordinária itinerante realizada…

17 de dezembro de 2025

Trabalhadores dos Correios da Paraíba entram em greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores dos Correios da Paraíba iniciaram, nesta quarta-feira (17), uma greve por tempo indeterminado.…

17 de dezembro de 2025