Número de mortes por dengue na Paraíba em 2024 já ultrapassa todo o ano de 2023

PUBLICIDADE

Dados preocupantes que deixam as autoridades sanitárias em estado de alerta e a população atenta para recobrar os cuidados com água parada ou lixo em terrenos baldios, que podem servir como depósitos para a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses.

Em apenas seis meses o número de mortes por dengue na Paraíba em 2024 já ultrapassa todo o ano de 2023. Ao todo, nove mortes por dengue foram registradas no primeiro semestre deste ano no estado, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. O número ultrapassa o montante registrado durante todo o ano de 2023, quando foram confirmadas seis mortes pela doença no estado.

A cidade com maior número de mortes em 2024 é Campina Grande, com dois casos. Os outros óbitos foram registrados em João Pessoa, Camalaú, Conde, Cabedelo, São João do Rio do Peixe, Massaranduba e Catolé do Rocha.
Em relação ao número de casos prováveis contabilizados até os primeiros dias de julho, foram registrados 11.044 casos de dengue no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Já durante todo o ano de 2023, foram 7.222 registros.

Os números também apontam que este ano foram registrados 1.335 casos prováveis de chikungunya e 73 de zika. Também foram notificados cinco óbitos por chikungunya, sendo um óbito em cada um os municípios de Sapé, João Pessoa, Campina Grande, Pirpirituba e Monteiro. Outras quatro mortes por arboviroses seguem em investigação pela Secretaria de Saúde.
A técnica responsável pelas Arboviroses da SES, Carla Jaciara ressaltou a importância da população ficar atenta , principalmente neste período de altas temperaturas com chuvas, bastante propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti transmissor das arboviroses.

Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.

Ao orientação é que ao apresentar qualquer sintoma sugestivo, como dor de cabeça, febre, náusea, manchas e dores pelo corpo, considerados sinais de alerta, o médico deve ser consultado.

 

SL

PB Agora

Últimas notícias

Vitor Ribeiro deixa STTP de CG para disputar vaga na Assembleia Legislativa

O superintendente Vitor Matheus Ribeiro Félix, da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina…

5 de abril de 2026

IML confirma que corpos encontrados em João Pessoa são de baianos desaparecidos em Bayeux

Laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa confirmou que os quatro corpos…

5 de abril de 2026

João Pessoa e mais 133 cidades da Paraíba estão sob alerta de chuvas intensas neste domingo; saiba quais

O Instituto de Meteorologia emitiu alerta Amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para João…

5 de abril de 2026

Prefeito de Patos, Jacob reforça apoio a Lucas e mantém alinhamento com Governo do Estado

O novo prefeito de Patos, Jacob Souto (Rede), reforçou apoio político ao governador Lucas Ribeiro…

5 de abril de 2026

Novos prazos para licença-paternidade valem a partir de 2027; entenda

A lei que amplia os prazos da licença-paternidade entra em vigor em 2027 e concederá inicialmente mais…

5 de abril de 2026

Brasileirão: Botafogo-PB bate o Barra-SC e estreia com vitória na Série C

Na noite deste sábado (4), o Botafogo-PB recebeu o Barra-SC, no Estádio Almeidão, em João…

5 de abril de 2026