Número de cirurgias no Ortotrauma aumenta 52% em relação ao início do ano

PUBLICIDADE

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) realizou 627 cirurgias no mês de maio. O número representa um aumento de 52% em relação ao mês de janeiro, quando foram realizados 412 procedimentos cirúrgicos no hospital. Ao todo, nos cinco primeiros meses do ano, o serviço realizou 2,6 mil cirurgias, sendo a maioria delas referente à especialidade de ortopedia.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, o aumento no número de cirurgias realizadas é atribuído às melhorias e transformações pelas quais o hospital tem passado nos últimos meses. “Agora o Ortotrauma está sendo valorizado de forma mais adequada e os resultados começam a aparecer”, afirmou.

Do total de procedimentos cirúrgicos realizados no mês de maio, 82% (515) foram de ortopedia e 13% (84) de cirurgia geral. O restante dos procedimentos foi nas especialidades de urologia, cirurgia plástica e cirurgia torácica. “Os números mostram o novo dinamismo que a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do serviço estão dando ao atendimento e assistência naquela unidade hospitalar”, destacou Luis Ferreira.

Perfil dos usuários – Aproximadamente 70% dos pacientes que se submeteram a cirurgias no hospital durante o período de janeiro até maio deste ano são do sexo masculino, enquanto cerca de 30% são do sexo feminino. A média de idade desses pacientes é de 41 anos.

Avanços – O Complexo Hospitalar de Mangabeira vem passando por melhorias nos últimos meses, como a recuperação de enfermarias e repousos dos profissionais, novas instalações no bloco cirúrgico, reforma na área externa e aquisição de novos e modernos aparelhos.

No início de abril, o hospital recebeu 40 novos computadores para a implantação do prontuário eletrônico de pacientes no serviço. Com a informatização da unidade, os prontuários dos pacientes ficarão cadastrados de forma digital, possibilitando que a pessoa seja encaminhada de um hospital para outro e as informações médicas dela estarão unificadas.

Serviço – O Ortotrauma é referência em cirurgia de urgência e emergência de áreas abaixo do cotovelo e abaixo do joelho, conforme pactuação firmada com o Ministério da Saúde. Além disso, também realiza pequenas cirurgias sem internamento, consultas, exames laboratoriais e por imagem e atende urgências psiquiátricas por meio do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), que funciona 24 horas.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

UEPB deve definir novo calendário acadêmico já na próxima terça-feira

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve definir, na próxima terça-feira (9), o novo calendário…

6 de dezembro de 2025

Segunda parcela do 13º este ano será paga antes; entenda

Ontem, sexta-feira, quinto dia útil do mês, as empresas precisaram pagar o salário de seus…

6 de dezembro de 2025

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 12 milhões neste sábado

A Caixa Econômica Federal realiza neste sábado o sorteio do concurso 2.948 da Mega-Sena, com…

6 de dezembro de 2025

Sabadinho Bom apresenta grupo ‘Mutirão do Samba’ para comemorar dia do ritmo

O Sabadinho Bom deste final de semana celebra o Dia do Samba – comemorado em…

6 de dezembro de 2025

João Azevêdo visita e entrega obras em quatro cidades do sertão paraibano, nesta segunda-feira

O governador João Azevêdo cumpre agenda, nesta segunda-feira (8), em quatro cidades paraibanas: Cajazeiras, São…

6 de dezembro de 2025

Nilvan oficializa retorno ao PL na próxima terça, em Brasília, e confirma dobradinha com Cabo Gilberto

O comunicador e ex-candidato ao Governo da Paraíba, Nilvan Ferreira, vai oficializar sua volta ao…

6 de dezembro de 2025