Foto: Sérgio Lucena / Secom-JP
A campanha ‘Novembro Azul’ é conhecida pela sensibilização sobre a prevenção ao câncer de próstata e a promoção à saúde do homem. Em João Pessoa, a rede municipal oferece cuidado integral à saúde da população masculina, desde os atendimentos básicos e preventivos até uma assistência especializada para diagnósticos e tratamentos.
O cuidado começa nas unidades de saúde da família (USFs), onde as equipes realizam o acolhimento inicial, com escuta qualificada e acompanhamento preventivo. Nesses espaços, os profissionais orientam sobre hábitos saudáveis, realizam avaliações de rotina, solicitam exames e fazem o encaminhamento para os serviços especializados, quando necessário.
A assistência especializada é oferecida nas policlínicas municipais, onde são oferecidos atendimentos em diversas especialidades médicas como cardiologia, urologia, ortopedia, dermatologia e psiquiatria, além de atendimentos multiprofissionais como nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. As policlínicas municipais também oferecem serviços diferenciais que fortalecem os cuidados com a saúde do homem, a exemplo do programa do pé diabético e os grupos de tabagismo.
O acompanhamento para o público masculino é realizado, também, pelas práticas integrativas e complementares à saúde (com terapias como acupuntura, auriculoterapia, ventosaterapia e relaxamento) e, ainda, com atividades físicas nas praças da cidade por meio do programa ‘Saúde em Movimento’.
O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, destacou o compromisso da gestão municipal em oferecer uma assistência humanizada e completa à população masculina. “Nossa rede está preparada para acolher os homens em todas as fases da vida, com profissionais qualificados e serviços disponíveis em todas as regiões do município, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a redução dos agravos que mais afetam este público”, afirmou.
PSA – Durante todo o ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), que é importante para identificar alterações na próstata, possibilitando o diagnóstico precoce de um possível câncer de próstata. Pode realizar o exame o homem que tiver a partir de 50 anos ou a partir dos 45 anos, se tiver histórico de câncer de próstata na família. Para ter acesso, o cidadão deve procurar sua unidade de saúde da família (USF) de referência.
Novembro Azul – Além da assistência direta, a SMS também tem promovido ações educativas e campanhas de conscientização, com foco em quebrar tabus e estimular os homens a cuidarem da própria saúde. Essas atividades abordam temas como prevenção de doenças crônicas, cuidados com a saúde mental, alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas.
Ao longo do mês de novembro, os serviços da Prefeitura de João Pessoa realizarão ações em promoção à saúde do homem e prevenção do câncer de próstata, com atividades direcionadas à sensibilização do público masculino para os cuidados com a saúde.
Secom-JP
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A analista da CNN Isabel Mega avalia que decisão do presidente visa estreitar laços com…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apreciou, ao longo do ano legislativo de 2025, cerca…
Uma ação articulada entre as polícias civis da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande…
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) lamentou a aprovação do Projeto de Lei da…
O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), afirmou, em…
A publicação enigmática feita pelo deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) nas redes sociais, nesta terça-feira…